Carro

Citroen Aircross Feel, porque beleza é fundamental

Lançado em 2010 no Brasil, o Citröen Aircross passou – no final do ano passado – pela primeira reestilização, bem evidente em sua dianteira, que se tornou ainda mais agradável de se ver. O GuarulhosWeb teve a oportunidade de avaliar, durante uma semana, uma versão Feel 1.6 16 válvulas com câmbio manual de cinco marchas, que tem preço de tabela de R$ 60.525,00. Nesta atualização, os franceses aproveitaram para aposentar o C3 Picasso, que passou a ser uma versão do próprio Aircross.
 
Além do novo design, o desempenho e o consumo de combustível deste aventureiro melhoraram sensivelmente. Como se trata de um monovolume, com jeitão de um SUV, apresenta ainda boa dirigibilidade e ótimo espaço interno. O novo motor 120 Vti Flex Start – 1,6 litro e 16 válvulas – oferece 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, com etanol.
 
Graças ao bom torque, apresenta boas respostas ao acelerador, o que garante agilidade no trânsito urbano. Não pipoca nas saídas ou trocas rápidas de faixas, numa ultrapassagem, por exemplo. Na estrada, mantém o desempenho esperado para esse tipo de carro, que pode levar até cinco pessoas e ótimo espaço para bagagem.
 
 
 
 
Um carro bonito de se ver
 
Os maiores atributos do novo Citröen Aircross estão no visual. A grade dianteira, com grupo ótico elíptico bifunção, os novos para-choques, as rodas e as barras de teto dão um charme a mais ao modelo, que se tornou referência em design desde seu lançamento. Já  no interior, um ambiente mais moderno e tecnológico, com um novo painel de instrumentos, assim como tecidos e forrações, que ganham linhas e padrões modernos.
 
No entanto, a versão avaliada – a Feel – deixa um pouco a desejar por dentro. Apesar da tecnologia embarcada, que facilita a vida do motorista, a apresentação não condiz com toda a beleza do Aircross. Há alguns detalhes mal acabados, que chamam a atenção de forma negativa no centro do painel, como um porta-objetos abaixo da tela, que não agrega nenhum valor e – pode-se dizer – é até feio e destoa do conjunto.
 
Apesar do acabamento, a nova central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen) é funcional – item opcional na versão avaliada. Por ela, é possível manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos como o rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada auxiliar, calculadora e calendário.
 
O Aircross oferece um indicador de troca de marchas, que apresenta o melhor momento para a mudança, visando a condição mais econômica quanto ao consumo de combustível. Uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos mostra o melhor momento do condutor mudar para a marcha para cima ou para baixo.
 
 
O que a versão Feel oferece de série
 
–          Estepe 16” de aço com capa de proteção estilizada
 
–          Rodas de liga leve com pneus de uso misto Fuel Saver na medida 205/60 R16
 
–          Faróis de neblina
 
–          Sistema de alarme ultrassom
 
–          Rádio RD6
 
–          Comando para rádio
 
–          GSI (somente câmbio manual)
 
 
 
Opcionais
 
–          central multimídia com tela touch screen
 
–          detector de obstáculo traseiro
 
— 

Tags
Posso ajudar?