Carro

Novo Gol 1.0 3 cilindros dá um banho em economia de combustível

Além da renovação visual e interna que recebeu o Novo Gol, em sua linha 2017, o campeão de vendas da Volkswagen ganhou um novo motor 1.0 litro de três cilindros Total Flex, igual ao já utilizado com sucesso no up! e Fox, que o torna ainda mais atraente em sua versão de entrada. O GuarulhosWeb andou com o modelo durante uma semana. E foi difícil gastar todo o combustível do tanque. Foram mais de 300 km rodados, a quase totalidade em circuito urbano, gastando metade da gasolina disponível.
 
A economia deste motor, já apurada anteriormente nos outros dois irmãos do Gol, realmente surpreende. Faz, sem grandes esforços mais de 16 km/l de gasolina na cidade. Só por esse quesito, o antes “pé de boi” da VW já seria recomendável. Mas ele é bem mais que isso. As novas linhas externas tornaram o Gol mais atraente. E por dentro, recebeu um banho de loja, com a utilização de materiais parecidos com outros modelos mais sofisticados da marca. O painel, por exemplo, está completamente renovado.
 
O motor 1.0 3 cilindros tem potência máxima de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, o combustível disponível durante a avaliação, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O desempenho é respeitável em baixos regimes e tem fôlego para retomadas de velocidade. Além disso, combina perfeitamente com o câmbio de relações mais longas utilizado em modelos com o foco em economia de combustível.
 
Outro ponto positivo do motor, segundo informa a VW, é a partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina, o primeiro nesta categoria a oferecer esse sistema. Como parte do pacote de melhoria da eficiência energética, a transmissão manual  teve as relações alongadas em até 10% em comparação à utilizada no Gol 1.0l anterior.
 
 
Quando abastecido com gasolina, o Novo Gol tem redução de consumo energético de até 12%, em relação ao modelo anterior, comercializado até então com motor 1.0 quatro cilindros Total Flex.
 
 
 
O Novo Gol oferece de série airbags frontais e freios ABS (Antilock Brake System, ou Sistema Antitravamento dos freios) com EBD (Electronic Braking Distribution, ou Distribuição Eletrônica de Frenagem), além do sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) como equipamento de série.
 
O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Toda vez que o motorista aciona o pedal de freio de forma acentuada, em que atua o ABS, o sistema aciona as luzes traseiras de freio de forma intermitente, sinalizando aos motoristas que vêm atrás sobre a desaceleração acentuada.
 
Há ainda informações, que aparecem escritos no painel de instrumentos, com dicas importantes que ajudam na economia do combustível, como avisos sobre janelas abertas quando o ar condicionado está ligado ou para não acelerar com o veículo parado em um semáforo, por exemplo.
 
 
 
 
 
Itens de série – Novo Gol 1.0l Trendline
 
•  "ABS" – freios com sistema antitravamento
 
•  "EBD" – freios com distribuição eletrônica de frenagem
 
•  "ESS" – alerta de frenagem de emergência
 
•  "E-Flex" – sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina
 
•  2 airbags (passageiro e motorista)
 
•  2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
 
•  Alerta sonoro de faróis acesos
 
•  Antena no teto
 
•  Banco do motorista com ajuste de altura
 
•  Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador
 
•  Cintos de segurança laterais traseiros retráteis
 
•  Colunas centrais externas com aplique preto
 
•  Desembaçador do vidro traseiro
 
•  Direção hidráulica
 
•  Encosto do banco traseiro rebatível
 
•  Faróis simples com máscara escurecida
 
•  Grade dianteira em preto
 
•  Lavador e limpador do vidro traseiro
 
•  Limpador do para-brisa com temporizador
 
•  Painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível
 
•  Para-choques na cor do veículo
 
•  Para-sol com espelho para motorista e passageiro
 
•  Porta-revistas no encosto do banco do passageiro dianteiro
 
•  Preparação para sistema de som com fiação
 
•  Retrorrefletores no para-choque traseiro
 
•  Rodas de aço aro 14” com pneus 175/70 R14 e calotas "Xisto"
 
•  Tomada 12V no console central
 
•  Travamento elétrico das portas
 
•  Vidros dianteiros elétricos
 
 
 
Opcionais (que estavam disponíveis na versão avaliada)
 
Ar-condicionado
 
Interatividade 'Media'
 
•  Sistema de Infotainment 'Media'
 
•  Suporte para celular
 
•  4 alto-falantes e 2 tweeters
 
Interatividade 'Composition Touch'
 
•  Sistema de Infotainment 'Composition Touch'
 
•  Suporte para celular
 
•  4 alto-falantes e 2 tweeters

Tags
Posso ajudar?