No momento em que os fabricantes lançam modelos com motores menores, porém com mais potência, alguns puxados pela disseminação do turbo em propulsores de baixa cilindrada, parecia estranho ver a Fiat lançar uma versão de sua picape Toro – que já contava com duas motorizações (1.8 Flex e 2.0 Diesel), com um 2.4 também a gasolina ou etanol. Porém, após avaliar o modelo por uma semana, o GuarulhosWeb pode garantir: foi um tiro certíssimo.
A nova versão Freedom 2.4 Flex AT9, equipada com o 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V, de última geração, que rende 186 cv de potência, demonstra eficiência nas mais diferentes situações, deixando muito para trás a versão 1.8 Flex com o câmbio AT6. Tudo bem que custa um tanto a mais, mas o modelo torna-se uma interessante opção à versão diesel, já que oferece ótimo desempenho, respostas precisas, arranque rápido, força e não é tão gastona, como a opção com motor menor.
A suavidade e precisão do câmbio de nove marchas, o mesmo utilizado na versão diesel, é uma das principais vantagens da Freedom 2.4. As trocas são perfeitas e praticamente não são notadas, garantindo maior conforto e agilidade nas respostas. Prevalece o que se pretende com o pé. Ou seja, basta pisar no acelerador e dosar a tocada.
Para enfrentar as picapes maiores, a Fiat recheou a média Toro com uma série de equipamentos que a deixam bem interessante. Ela conta com HCSS (Heated Cold Start System), uma tecnologia desenvolvida pela Magnetti Marelli, que elimina o reservatório de gasolina suplementar no vão do motor, que era necessário para as partidas a frio. Com a função SPORT acionada ela tem um comportamento mais esportivo. Outro item que ajuda na economia é o Start&Stop, que desliga o motor automaticamente durante paradas e o liga novamente quando o motorista tira o pé do freio e pisa no acelerador. Com tudo isso, sai por quase R$ 100 mil, mais em conta do que a versão com motor diesel 2.0 mais simples. .
Aparecem como opcionais alguns itens que deixam a picape mais interessante, como o multimídia Uconnect Touch Nav com tela de 5" touchscreen, rodas de liga leve, ar-condicionado digital dual zone, entre outros.