A Fiat busca conquistar os consumidores de sedãs, derivados de compactos, mas com espaço de gente grande, com o novo Cronos, que se destaca pelo belo design e chega para refazer um caminho que se iniciou lá atrás, ainda na década de 90, com o inesquecível Tempra, que era um pouco maior, mas fez história, deixando uma legião de fãs. Depois vieram o Siena e Grand Siena, além do Marea (melhor esquecer) e o Linea, que tentou, com dificuldades, garantir algum destaque à marca mineira. Em vão.
Com o Cronos, a história parece que tem tudo para mudar, apesar de ser um páreo difícil frente à concorrência que apresenta bons produtos, como os Chevrolet Prisma e Cobalt, o VW Virtus, o Honda Civic, o Hyundai HB20S e o recém lançado Toyota Prius, entre outras opções menos marcantes. Com o Cronos, a Fiat traz bem mais que um carro bonito. Ele é bem completo, desde a versão de entrada, com duas opções de motorização e três câmbios diferentes. Os preços variam entre R$ 54 mil e R$ 70 mil.
O GuarulhosWeb avaliou durante 10 dias o Cronos Drive 1.3, com câmbio manual, um acima do 1.3, de entrada, que vem com o sistema multimídia Ele conta com o motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). Conta com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, pontos ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro, volante regulável em altura e outros.
Ou seja, apesar de ser uma das versões mais baratas (custa R$ 56 mil), o Cronos Drive 1.3 apresenta um bom nível de equipamentos de série, o que aumenta a sensação de conforto e segurança, além dos itens tecnológicos que facilitam a vida dos motoristas que adoram uma conexão com o mundo digital. A versão multimídia, por exemplo, permite utilizar o Waze na tela central do veículo.
O modelo avaliado ao longo de mais de 600 km veio com uma série de opcionais, o que melhora ainda mais a impressão em relação ao modelo. Com cerca de R$ 5 mil a mais, ele vem com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.
O desempenho do motor 1.3 agrada. Ideal para o uso no trânsito urbano, vai bem em rodovias também. O câmbio manual é bem encaixado, macio e de fácil manuseio, inclusive em momentos em que é necessária uma redução rápida para garantir uma ultrapassagem numa rodovia de mão dupla e pouco espaço. Em relação ao consumo de combustível, nenhuma surpresa. Fica na casa dos 7 km/l de etanol na cidade e próximo dos 10 km/l em estrada.
Para fazer frente à concorrência, a Fiat aposta no design, que segue as linhas do irmão Argo, que originou o Cronos. O sedã se apresenta como arrojado, moderno, espaçoso, refinado e inovador. Tem linhas dinâmicas que percorrem e unificam todos elementos da carroceria. A dianteira se destaca por traços fortes, com aspecto musculoso, e capô alongado, estilo típico de modelos esportivos. Os faróis invadem as laterais com uma assinatura em LED, complementada pela grade com elemento central cromado.
As laterais revelam uma superfície vigorosa que se conecta harmonicamente à traseira alta e ampla, com lanternas em LED com desenho angulado e sedutor. A tampa abriga um dos maiores porta-malas da categoria, com 525 litros de capacidade.