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Esperto, eficiente, econômico… Cross Up! supera expectativas

O motor 1.0 TSI da Volkswagen, que gera 105 cavalos de potência, pode sim ser considerado um exagero quando equipa o subcompacto Up!, o mais agradável e esperto modelo desta faixa oferecido no Brasil. Avaliada pelo GuarulhosWeb, a versão Cross garante um ar aventureiro, que destaca ainda mais a jovialidade do carrinho. Como não pode deixar de ser, apesar de todas as qualidades, que não são poucas, ele só não domina o mercado devido ao preço, considerado um tanto salgado entre os concorrentes. Sai por R$ 57,3 mil, valor de veículos maiores, que garantem outras funcionalidades.  
 
Com câmbio manual preciso e esperto de cinco marchas e motor três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o cross up! TSI tem potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores. 
 
Durante a avaliação, com etanol no tanque, a média de consumo na cidade sempre ficou acima dos 10 a 11 km/l. Na estrada, pisando forte, com ar acionado, vai fácil além dos 15 km/l. Quando se reduz a velocidade de cruzeiro próxima aos 100 a 120 km/h, chega na casa dos 18 km/l. Sem se preocupar com o consumo, entretanto, é delicioso na aceleração rápida e precisa ao subir uma serra, cheia de curvas. “Varre” o caminho deixando para trás muita “gente grande”, que fica na poeira do pequeno e atrevido cross up!.  
 
 
Em condições de testes realizados pelo fabricante, sem ar-condicionado e direção com assistência. o Up! TSI leva apenas 9,3 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol. Com gasolina no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h. 
 
Apesar das dimensões externas reduzidas, um trunfo para sua utilização na cidade, não é pequeno por dentro. O espaço para o motorista e mais três ocupantes é bem interessante, passando a impressão de que um habitáculo maior do que realmente é. Bem conectado e com tecnologia de gente grande embarcada, agrada.  
 
Vem com faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular. Neste caso, o smartphone faz as vezes do display. Por ali, por meio do aplicativo “maps + more” dá para monitorar as principais funções do veículo. O painel se combina com o acabamento ao volante multifuncional e a iluminação de ambiente.  
 
A versão aventureira cross up! traz aparência ainda mais robusta, com uma série de diferenciais em relação ao restante da gama. Na dianteira, conta com apliques em “chrome effect” na seção central do para-choque, onde estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina, que contam com a tecnologia de luz de conversão estática (cornering light).
 
Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do novo cross up! e conferem ao modelo proteção extra no uso diário. As faixas laterais, em plástico preto, protegem as portas e trazem o emblema da versão com grafia exclusiva “cross up!”. É exclusivo da versão o rack de teto em “chrome effect”, que torna o modelo mais versátil. O visual forte é complementado pelo elemento inferior do para-choque traseiro em “chrome effect”, além do friso cromado na tampa traseira. 
  
No interior do modelo também há detalhes exclusivos: a soleira das portas dianteiras recebe aplique de alumínio e as alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”. Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza.  
 
 
O que o cross up! oferece de série 
 
– para-choques exclusivos,  
– rodas de liga leve 15” diamantada com detalhes em preto brilhante,  
– rack de teto, soleira das portas com aplique de alumínio  
– faróis de neblina com luz de conversão estática – sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada ou girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente.  
– sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular)  
– função “Coming & Leaving Home” – faz com que, toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendam automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro, garantindo comodidade ao iluminar a garagem, por exemplo. 
– chave canivete com controle remoto,  
– ar-condicionado,  
– vidros dianteiros e travamento central elétricos  
– sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters.  
– espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito,  
– sensor de estacionamento traseiro (park pilot)  
– para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.

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