Muito mais que um banho de loja, comum na atualização de alguns modelos, o novo Duster 2021 chega ao mercado brasileiro com diferenças bastante perceptíveis, tanto no visual como no conteúdo interno, além de uma considerável melhora na relação entre o motor 1.6 e o câmbio automático. O GuarulhosWeb retomou as avaliações, paralisadas por mais de três meses devido à pandemia, com a versão Iconic CVT X-TRONIC, a top de linha deste interessante SUV da Renault, que custa R$ 78,5 mil.
Vale lembrar que muita gente apostou que o Duster teria vida curta quando a Renault lançou o Captur, outro SUV médio, mas com um design mais inovador. Quem fez esta aposta perdeu, já que o Duster segue vendendo bem e, com esta atualização, tem tudo para se manter no mercado por um bom tempo, principalmente porque, apesar da cara mais robusta e conservadora, ganhou elementos que a projetam para o futuro.
No desempenho, consideráveis melhoras. A Renault aposentou o motor 2.0, que oferecia câmbio automático e tração 4×4, em algumas versões. O Duster 2021 vem com o conhecido 1.6 SCe , que inclui a tecnologia Start & Stop, adicionada inclusive às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic, como a Iconic avaliada. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm. No trânsito urbano, boas respostas e agilidade. O consumo fica entre 5 e 6 km/l, nada demais, mas normal para um veículo deste porte. Na estrada, chega fácil a marcas acima dos 10 km/l de etanol.
O câmbio CVT X-Tronic proporciona conforto, reagindo muito bem ao pé, em condições de retomada até em subidas mais íngrimes, não deixando o motorista frustrado. Segundo a Renautl, a “mágica” reside no software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. Tem a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas
O visual é novo, com linhas mais musculosas, faróis com luzes diurnas de LED em formato de “C”, para-choque que se associa às linhas marcantes do capô transformando completamente à percepção do cliente. O Duster apresenta-se também mais aerodinâmico, com a redução do ângulo do para-brisa, que permitiu o aumento da linha de cintura, diminuindo a área envidraçada.
Por dentro, sensíveis inovações, trazendo para o Duster muito mais tecnologia e um acesso mais intuitivo aos instrumentos e equipamentos tecnológicos. O painel de instrumentos está mais moderno e funcional, que se alia à central multimídia Easy Link de 8’’, com Android Auto e Apple Carplay. Com layout personalizável para até cinco usuários diferentes, a tela se ajusta ao desejo de cada consumidor.
Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do sistema Multiview, que permitem enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road ou para estacionar. O Duster também recebe alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis. O novo sistema de ar-condicionado digital, com anéis cromados, também oferece mais conforto aos passageiros, com oito velocidades e 19 opções de temperatura entre 17,5°C e 26,5°C.
O novo Renault Duster conta com maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm). Isso faz com que o Duster encare obstáculos com facilidade. Na cidade, isso facilita a rodagem mesmo em ruas de asfalto imperfeito ou até de paralelepípedos. Superar lombadas e valetas é fichinha. O porta-malas, com 475 litros, oferece amplo espaço interno. Faz falta uma alça para ajudar a fecha-lo.
O que a Duster Iconic oferece:
- direção elétrica,
- faróis com assinatura LED ,
- airbags dianteiros ,
- ABS com AFU, ESP, HSA ,
- cinto de segurança de três pontos em todas as posições ,
- dois ISOFIX no banco traseiro,
- vidro elétrico nas quatro portas com função um toque,
- Stop & Start ,
- trava elétrica com fechamento automático (CAR) ,
- banco do motorista com regulagem de altura ,
- luz de cortesia traseira ,
- banco traseiro rebatível bipartido,
- alarme perimétrico ,
- tomada 12V traseira,
- ponteira do escapamento cromada.
- grade dianteira cromada ,
- maçanetas na cor da carroceria ,
- barras de teto cromadas ,
- aplique prateado nos para-choques ,
- faróis de neblina ,
- retrovisor externo elétrico cromado,
- indicador de temperatura externa,
- luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas,
- espelhos nos dois para-sóis ,
- volante em couro ,
- sistema multimídia Easy Link,
- sensor de estacionamento traseiro com câmera ,
- ar-condicionado automático,
- controlador e limitador de velocidade.
- sistema Multiview com quatro câmeras,
- alerta de ponto cego,
- sensor de luminosidade,
- chave cartão hands free,
- rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço.