Por conta de reajustes operacionais, os recenseadores que atuarão em Guarulhos para a coleta de dados para o Censo Demográfico 2010 só estarão a campo a partir de hoje em diferentes pontos da cidade. Em várias regiões do território nacional, as entrevistas à população foram iniciadas no último domingo, 1º de agosto.
No município, a equipe está baixando os arquivos com mapas das regiões no computador de mão, o Personal Digital Assistente (PDA), para que seja possível dar início as abordagens à população.
A cidade foi dividida em 1.686 setores com cerca de 300 domicílios, os quais serão visitados pelos 1.038 recenseadores espalhados entre os 15 postos de apoio à coleta do Censo existentes em diferentes regiões, como Bairro dos Morros, Pimentas, Ponte Grande e Vila Barros, entre outras.
No computador de mão, os recenseadores têm também o questionário com 140 perguntas e a listagem do total de domicílios presentes na região a qual vai percorrer para a coleta de dados, tendo somente que confirmar se há mais de uma casa no mesmo terreno, já que a lista conta pela numeração das residências no endereço.
Identificação – Ao receber os recenseadores, a população poderá identificá-los pelo colete e boné, ambos na cor azul com logotipo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo 2010, além do crachá, com fotografia, nome completo, RG e número da matrícula de recenseador.
Para comprovar a veracidade dos dados, o recenseador portará ainda sua cédula de identidade original, que pode ser solicitada pelo morador. O computador de mão também tem cor azul e logotipo do IBGE.
Outro recurso para da população para confirmar se é realmente um agente recenseador pode ser a ligação gratuita para o telefone 0800 721 81 81, que pode ser feita das 8h às 22h, ou o acesso à página do IBGE na internet, por meio do link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.