Moradores de rua voltaram a usar a praça Maurício Hisashi Senday, em frente a avenida Monteiro Lobato, para moradia. Eles aproveitam os cavaletes das campanhas eleitorais como "barracas de dormitórios" para proteção contra o sol forte. Ironicamente, a praça fica em frente ao novo viaduto: o cartão postal de Guarulhos.
Uma das razões para que fiquem no local seria a proximidade com o restaurante popular, no qual podem se alimentar por apenas um real. "Quando arrumo dinheiro, eu acordo e vou tomar café, depois espero um pouco e vou almoçar", explica José Adelmino Macedo, 53 anos, que está a 17 anos morando nas ruas.
"Eu deixo as minhas coisas na praça. Aqui é o meu canto. É onde eu moro, é onde eu como", diz Josué da Silva, 25, que largou a família há três anos para viver nas ruas.
Quando a Reportagem compareceu ao local, havia o total de sete pessoas em situação de rua concentrados na praça, incluindo uma mulher grávida, que estava dormindo debaixo do cavalete de uma campanha eleitoral de um candidato a deputado federal.
Alguns estavam pedindo esmola nos faróis e outros ficaram sentados conversando com outras pessoas no local.