Cidades

1ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes na Infância e Adolescência

Evento alerta para os acidentes mais comuns nessa faixa etária

Começou nesta segunda-feira, 4, a 1ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes na Infância e Adolescência. A solenidade de abertura aconteceu no Centro Educacional Adamastor (Macedo).

O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para as ocorrências mais frequentes nessa faixa etária e também alertar a população sobre os cuidados necessários para evitá-las. Também visa a formalização do Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes na Infância e Adolescência, composto pelas secretarias municipais de Saúde e Educação, Serviços Integrados de Saúde (Seisa), Hospital Carlos Chagas e seu Centro de Estudos.

Três palestras abriram as atividades da Semana no Adamastor. Na primeira, a educadora e coordenadora da área estratégica de saúde ambiental, Mônica Simons, falou sobre os acidentes que acontecem com maior frequência na infância e deu dicas de prevenção. Em seguida, a coordenadora de enfermagem do Samu Guarulhos-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências), Enza Yamamoto, abordou o papel do socorrista e apontou algumas manobras de primeiros socorros para os casos mais comuns. 

"Dispositivos de retenção no transporte de crianças" foi o tema da segunda exposição do dia, abordado pelo educador de trânsito da STT, Roberto Pardinho. Ele falou sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, da cadeirinha, do bebê-conforto e do assento de elevação, bem como demonstrou a forma correta de utilização desses equipamentos, como fixá-los ao banco do veículo e sua importância. Na sequência, o grupo Boca, da Secretaria de Transportes e Trânsito, fez um esquete teatral sobre o assunto.

No Ambulatório da Criança (Centro) um veículo ficou em exposição, das 8h às 16h, para demonstrações de como deve ocorrer a fixação da cadeirinha, do bebê-conforto e do assento de elevação ao banco do carro. Durante o dia todo, também aconteceram na sala de espera da unidade exibições de vídeo sobre a prevenção de acidentes na infância e adolescência.

A programação prossegue na cidade até o próximo dia 15. No Hospital Municipal da Criança (Centro) haverá, durante toda a semana, exposição de painéis com os acidentes mais comuns na infância e dicas de como preveni-los, além de orientações e dinâmica nas enfermarias para pacientes internados e seus acompanhantes. Os painéis também ficarão à disposição do público no Hospital Carlos Chagas.

No dia 6, às 14h30, a equipe de educadores de trânsito da STT estará no Hospital Municipal da Criança, para orientar sobre os dispositivos de retenção no transporte de crianças. Nos dias 14 e 15, o Centro Clínico de Pediatria da Seisa, localizado na avenida Dr. Timóteo Penteado, 141 (Centro), aproveitará a Semana da Criança para falar da prevenção de acidentes com várias atrações para o público infantil, tais como contação de história, música, pintura de rosto e brincadeiras variadas. 

Posso ajudar?