O secretário-adjunto de Transportes e Trânsito, Celso Masson, prometeu durante encontro realizado na sede do Sindicato dos Químicos na sexta-feira, que o novo sistema de transporte público da cidade já melhoraria neste final de semana. Porém, a melhoria não foi observada pelos usuários que seguem insatisfeitos com as condições e, principalmente, com a demora excessiva para se chegar ao destino final, ou ainda, na espera dos ônibus e micros-ônibus nos bairros. O Bilhete Único começou a operar na cidade no último dia 18.
Mesmo com aproximadamente 300 orientadores espalhados pelos pontos da cidade, os passageiros continuam desinformados. É o que relata a assistente administrativa Analú Ramos, 44. "Ninguém consegue encontrar os cartões, não encontramos nos ônibus e no terminal não sabem orientar", reclama, referindo-se ao ponto localizado no Parque Cecap.
Partindo do Inocoop, Analú conta que o percurso demora muito mais do que antes, quando, com um ônibus, chegava ao Centro em 40 minutos. "Demorei quase 1h20. A sensação é que eles demoram no trajeto para exceder o período de duas horas", ironiza.
Ao chegar no Terminal Cecap, Analú conta que não encontrou o cartão para comprar e foi obrigada a pagar duas passagens. A reportagem esteve no local e foi orientada a seguir até a Rodoviária, localizada a 2 km de distância do Terminal Cecap.
Já a dona de casa Cláudia dos Santos, 38, relata a dificuldade que seu marido passou durante o final de semana, na rua Serra da Mantiqueira, na Vila Carmela. "Meu marido ficou desde as 16h25 no ponto e não tinha ônibus nem micro. Ele pegou ônibus 17h40 e, mesmo assim, foi o Armênia [intermunicipal], desceu no Poupatempo e teve que pegar outro para ir para o Centro", detalha.
Cláudia conta que foi informada que só em horários de pico passam ônibus direto para o Centro. "Vamos fazer um abaixo-assinado na região para ver se voltam com a linha antiga. O Carmela é esquecido", lamenta, referindo-se a cerca de 130 moradores do conjunto habitacional em que reside.
0800 – Calcanhar de aquiles do sistema, o telefone 0800-559499, para cadastro do Bilhete Único melhorou consideravelmente. A reportagem tentou contato por cinco vezes durante o dia de ontem. Pela manhã, as três tentativas não foram concluídas, porém à tarde, o GH obteve sucesso em duas oportunidades.
STT volta a ficar em silêncio diante de questionamentos da Reportagem
A reportagem questionou a STT sobre a quantidade de bilhetes disponibilizados no mercado, se há previsão de aumento dos postos de vendas, quantidade de linhas disponíveis para o cadastro de segurança do cartão (0800) e sobre a situação dos trabalhadores noturnos do Aeroporto de Guarulhos, que, ao chegarem ao Terminal Cecap, afirmam não encontrarem mais ônibus circulando, fato desmentido pela diretora de planejamento Suzana Nogueira.
Porém, assim como nas demais reportagens, a Pasta não se manifestou até o fechamento desta edição.