As bocas de lobo, da rua 5, no Jardim Okoyama, na região do Jardim Mikail, estão entupidas há quase um ano e acarretam inundações para as casas mais próximas do bueiro.
Desde o dia 21 de fevereiro, a doméstica Zuleide Barbosa Silva, de 48 anos, entrou com processo no Fácil de Taboão, mas até agora nenhuma boca de lobo foi desentupida. A equipe de reportagem do HOJE constatou apenas na rua 5, três bueiros entupidos.
Uma lombada em sentido diagonal foi construída com o objetivo de desviar parte do fluxo de água da rua para a boca de lobo, mas com o bueiro entupido, toda água é deslocada para a casa da doméstica Zuleide.
A preocupação da doméstica é ter de novo sua casa inundada com a água da chuva, que deveria ser escoada para a boca de lobo. Na semana passada Zuleide recebeu a informação de que não há previsão para desentupir os bueiros.
O aposentado, Benício José da Silva, de 43 anos, afirma que o descaso das autoridades é uma falta de respeito com os moradores. "Nunca vi manutenção ou limpeza dessas bocas de lobo", observa.
A dona de casa, Maria de Lourdes, de 55 anos, comenta que toda a lixeirada da rua desce para a porta da casa dela. "A água que desce com força na parede da minha casa, prejudica toda a estrutura de concreto do quarto", comenta.
Segundo a Proguaru, uma limpeza nas bocas de lobo no Jardim Okoyama foi agendada para esta terça-feira.