Centenas de medicamentos em suas respectivas embalagens foram jogados em uma área próxima a alça de acesso da rodovia Presidente Dutra, altura do ginásio Iervolino Fioravante, Santa Francisca. O HOJE foi ao local no final da tarde desta segunda-feira, após denúncia anônima. A reportagem constatou que existiam mais de 300 caixas de remédios com data de validade ainda por vencer.
Os medicamentos são de laboratórios distintos, entre Mantecorp, Medley, Myralis Pharma e Biosintética, da empresa Aché. Embora sejam amostras grátis, só podem ser comercializados com prescrição médica. Algumas caixas já estavam vazias, o que confirma a violação dos remédios por pessoas que passaram pelo local.
O abandono dos medicamentos representa um problema de questão pública, já que a auto-medicação é prejudicial à saúde. Havia medicamentos para melhorar e controlar a falta de ar, xarope de uso adulto e pediátrico indicado para o tratamento sintomático de doenças broncopulmonares.
Drogas indicadas para tratar estados de irritabilidade, agitação nervosa, tratamento de insônia e desordens da ansiedade. Também foram observados medicamentos que tratam de problemas circulatórios, refluxo gastroesofágico, distensão abdominal, dor abdominal, náuseas, vômitos, azia e queimação epigástrica. Após ser comunicada pela reportagem, a Polícia Militar apreendeu os medicamentos e informou que encaminharia os mesmos ao 1 DP, onde seria lavrado a ocorrência.