Cidades

Motoristas e operadores da prefeitura decidem acabar com estado de greve

Após 21 dias de paralisação, Stap negociou aumento salarial para R$ 1174

Acabou na manhã desta quarta-feira o estado de greve de motoristas e operadores de máquinas da Prefeitura de Guarulhos. Em assembléia, a categoria aprovou por unanimidade a contraproposta de elevação salarial e plano de carreira a serem adotados a partir de 1º de janeiro de 2012.

Os trabalhadores estavam nessa posição desde o dia 11, mantendo apenas as operações padrão. "É um avanço para a categoria, mas ainda assim o efetivo não vai trabalhar com viaturas que apresentem algum tipo de avaria mecânica", disse Denílson Bandeira, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Stap).

Apesar do sindicato considerar uma vitória da categoria, a discussão sobre o futuro dos motoristas e operadores ainda não foi definido. "Levaremos nossa proposta de salário e de progressão profissional nas discussões com a administração em setembro e outubro para que possa ser aprovada pela Câmara em novembro e, aí sim, entrar em vigor a partir de janeiro", continuou Bandeira.

Com o último reajuste dado a todo o funcionalismo municipal, o salário base dos motoristas passou a ser de R$ 1.174,00, mas com as discussões sobre a elevação salarial, o quadro pode mudar. "Nós queremos levar os salários para a média de mercado do Estado de São Paulo, tomando por base outras cidades e também a iniciativa privada", revelou o sindicalista.

Além da equiparação dos vencimentos e do plano de carreiras, o sindicato também quer discutir outras questões com a CPN (Comissão Permanente de Negociação). "A categoria vai lutar pelo fim da terceirização das frotas, pelo fim das autorizações aos não-condutores e pela inclusão das diárias (bonificação recebida quando um servidor do município está em serviço fora do município)", disse Bandeira.

Com o fim do estado de greve, as reuniões entre sindicato, trabalhadores e prefeitura ainda serão agendadas. "Agora temos dois encontros prioritários: um será com a chefia interna do DTI para acertar a questão das diárias e depois com o Marco Arroyo (Secretário de Administração e presidente da CPN) para dar andamento ao projeto de elevação e plano de carreira", finalizou.

Posso ajudar?