Cidades

Frota de motos cresce 25% nos quatro primeiros meses do ano

Número supera em 20% o total de emplacamentos de outros tipos de veículos

De janeiro a abril de 2011, o número de motos novas emplacadas em Guarulhos apresentou crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2010. São 2.050 motocicletas registradas nos quatro primeiros meses deste ano contra as 1.640 contabilizadas no ano anterior.

As motos avançam numa velocidade maior que a de outros veículos automotores. O total de novos emplacamentos, que inclui carros e outros veículos como ônibus e caminhões, apresentou um modesto aumento de apenas 4,2%. No primeiro quadrimestre foram emplacados 7.445 veículos. Em 2010 foram 7.140 registros na cidade.

Leia também:
Agilidade é a justificativa dada por motoqueiros ;
2010 registrou 40 mortes envolvendo motociclistas

O levantamento foi realizado pelo HOJE com base nos dados disponibilizados pelo Detran-SP. Atualmente a cidade conta com frota total de 461.385 veículos sendo 310.050 carros e 60.018 motocicletas. Os demais se dividem em ônibus, caminhões e outros veículos automotores.

Abril foi o mês que mais registrou emplacamentos de novas motos, totalizando um total de 553. No mesmo período de 2010, o mês que mais registrou emplacamentos também foi abril do ano passado, com 457 registros. Esse número é 22% menor em relação a este ano.

A exemplo das motos, abril também foi o mês que registrou mais emplacamentos de automóveis e outros veículos em 2011, com 2159 casos. Comparado a fevereiro do ano passado, mês que apresentou maior número, com 2.141, ocorreu um modesto aumento de apenas 1,3%.

STT não possui nenhum projeto para motofaixas

Mesmo com o aumento da frota de duas rodas pelas ruas da cidade, o Departamento de Planejamento e Projetos, órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito, informou ao HOJE que momentaneamente não há projeto em andamento para implantação de faixas especiais para circulação de motocicletas na cidade.

A cidade de São Paulo há algum tempo já vem implantando moto-faixas. Isso pode ser observado em algumas das principais vias como a avenida Liberdade, região Central.

No ano passado segundo dados dos fabricantes e concessionárias de motos foram produzidos 1,8 milhão de unidades vendidas. Um das causas para o aumento foi a renúncia fiscal colocada em prática pelo governo federal em relação a este tipo de veículo.

Posso ajudar?