O prefeito Sebastião Almeida se reuniu na manhã desta quinta-feira, juntamente com os prefeitos que compõem o Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat), para iniciar as discussões sobre a agenda metropolitana da região. O encontro contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que encaminhará as propostas ao governador Geraldo Alckmin.
Para Guarulhos, Almeida afirma que apresentará projetos específicos para a contenção de enchentes, mobilidade urbana e, também, a retomada das obras do Fórum do Cecap. "A construção do fórum está paralisada há bastante tempo e precisa ser concluída. Vou encaminhar essas e outras demandas ao Estado", afirmou o prefeito que também é o atual vice-presidente do Condemat.
Além disso, para o prefeito, a iniciativa poderá corrigir problemas antigos que causam conseqüências atualmente. "Hoje temos problemas de enchentes na divisa entre Guarulhos e Arujá por conta de uma obra mal executada no passado", ressaltou Almeida.
As ações serão comuns a região e deverão ser executadas até 2014. Os projetos começarão a serem elaborados pelas dez prefeituras a partir de hoje e o material será encaminhado posteriormente para o secretário.
O Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê é formado pelos municípios de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Arujá, Salesópolis, Guararema e Ferraz de Vasconcelos. As discussões de uma agenda de obras para regiões já foi realizada na Baixada Santista, com nove cidades; no ABC paulista, com outras sete; e em Campinas, com mais 19.
A expectativa é que o anúncio oficial com as ações prometidas pelo Governo do Estado seja realizado ainda no primeiro semestre.