Com o tema "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública", a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) foi aberta nesta quinta-feira,no Adamastor Centro, pelo secretário de Governo, João Roberto Rocha Moraes, que destacou a importância da discussão do tema e do quanto Guarulhos se alinha ao governo federal num modelo democrático e participativo de gestão pública.
O evento, que tem o objetivo de promover a transparência e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, prossegue nesta sexta-feira (10), a partir das 9 horas, com a eleição de delegados e a definição de propostas prioritárias para a Conferência Estadual, que acontecerá em março.
A contextualização histórica da corrupção no país e a participação popular foram abordados pelo professor Ariovaldo Ramos. Já o funcionamento da máquina pública, mecanismos de controle e transparência foram tratados pelo secretário municipal de Administração de Osasco, Paulo Fiorilo, que ressaltou o papel do governo na constante promoção do debate com a sociedade civil.
Um mapa global da corrupção e os efeitos perversos na vida das pessoas foi apresentado pelo economista do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decontec) da Federação das Indústrias doEstado de São Paulo (Fiesp), Adriano Moraes. Segundo o economista, a corrupção compromete a confiança do cidadão no Estado e prejudica seriamente o desenvolvimento econômico e social de um país.