Cidades

Empresários e trabalhadores se unem pelos empregos

Dois mil trabalhadores devem se reunir na Alesp nesta quarta
Cerca de 2 mil trabalhadores de Guarulhos são esperados nesta quarta-feira, além de entidades empresariais e centrais sindicais, para uma grande mobilização na Assembleia Legislativa, a partir das 10h. O objetivo é alertar a sociedade sobre o processo de desindustrialização vivido pelo país.
"É um momento crucial e esperamos essa parceria entre o trabalhador e empregador para juntos defendermos as nossas indústrias", ressaltou José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.
O "Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego" é um movimento nacional que coloca lado a lado empresários e trabalhadores com o objetivo de pressionar o governo por medidas que garantam a competitividade da indústria e a geração de empregos de qualidade no país.
"A indústria é o motor da economia de qualquer país. Ela é responsável por um terço da mão-de-obra com carteira assinada no país e por 40% da arrecadação para carga tributária. Se a desindustrialização avançar, vai acabar com a economia do nosso país", ressaltou Luiz Carlos Teodoro, diretor local do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado).
Dentre as principais reivindicações do movimento estão a manutenção das conquistas de aumento real, a redução imediata da taxa básica de juros (SELIC), desvalorização do real, maiores investimentos em infraestrutura e o fim da guerra dos portos e das demissões.
Segundo o Ciesp, o nível de emprego industrial na região, em fevereiro, ficou em 0,45%, redução de 550 postos de trabalho. No setor de máquinas, no Brasil, foram demitidos entre outubro de 2011 e janeiro deste ano, 2,5 mil funcionários.

Posso ajudar?