O professor Jose Messias Rodrigues da Silva, do curso de educação física da Universidade de Guarulhos, chama atenção para o número cada vez mais alto de mulheres em busca dos anabolizantes. "Está crescendo muito o número de mulheres que estão procurando e usando os anabolizantes. Elas querem cada vez mais a coxa torneada, a barriga trincada. O que antes era uma área quase exclusiva dos homens em busca do aumento dos músculos, agora, ganha a concorrência das mulheres", alertou.
O professor disse também que a busca por informações sobre as causas e efeitos dos anabolizantes é grande por parte dos alunos. "Muitos querem uma orientação. Saber quais os malefícios e benefícios dos medicamentos. O que deixa triste é, mesmo que falemos todos os malefícios, alguns ainda assim tomam o medicamento", comentou.
Alguns efeitos
Alguns dos principais efeitos do uso dos esteróides anabolizantes são: nervosismo, irritação, agressividade, problemas hepáticos, acne grave (em geral ocorre nas costas e no peito, ocasionando um problema estético sério), problemas sexuais e cardiovasculares, aumento do HDL (forma boa do colesterol), diminuição da imunidade.
Dose pra cavalo
A propriedade dessas drogas de aumentar os músculos tem feito com que atletas ou pessoas que querem melhorar o desempenho e a aparência física utilizem anabolizantes sem necessidade médica, principalmente aquelas que se julgam pequena e se sentem infelizes por essa condição. Esse uso estético não é médico, portanto é ilegal e ainda acarreta problemas à saúde. "Comprimidos e injeções geralmente em doses menores é a porta de entrada para o uso dos anabolizantes. Com o tempo as pessoas aumentam a dosagem sem critério algum. Alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários, à base de esteróides, sem ter informação sobre o quão perigoso pode ser o uso em humanos", disse o professor de educação física da Universidade de Guarulhos, José Messias Rodriguez da Silva.