Cidades

Alckmin confirma estudos para vinda do Metrô a Guarulhos

O governador confirmou também que a assinatura do contrato para o término do corredor, que ligará o Taboão ao Tucuruvi, será em feito nos próximos dias
No último dia 13, o secretário estadual de transportes, Jurandir Fernandes, esteve em Guarulhos e disse que, no máximo em 2017, a cidade ganharia sua primeira estação do metrô. No entanto, na manhã de ontem, o governador Geraldo Alckmin, após inauguração do Terminal do Cecap, não confirmou a informação de seu secretário. "Vamos lançar a primeira etapa, de um processo longo, que é a licitação do projeto funcional para a linha do metrô que pode vir à Guarulhos. Com ela poderemos ver o melhor trajeto para a cidade.Isso faremos nos próximos dias", disse o governador que não confirmou se a cidade vai ter ou não uma estação de metrô em seu território.

Quanto ao prazo de conclusão do plano funcional, Alckmin estimou entre oito e nove meses, mas não quis dizer uma data de início das obras. "Primeiro precisamos do estudo que será feito pelo plano funcional. Toda construção de linha do metrô passa por estudo", explicou o governador. Questionado se as obras do metrô começariam em 2014, Alckmin desconversou. "Primeiro o plano funcional", repetiu.

Trem aeroporto – Quanto ao expresso aeroporto, trem que sairá do Brás (região Central de São Paulo) e chegará ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, Alckmin confirmou que a licitação será publicada nos próximos dias. "O trem que chegará ao aeroporto virá do Brás, Engenheiro Goulard, terá estação no Cecap, passará por Zezinho Magalhães terminando no aeroporto", explicou.

No entanto, o governador não citou, em nenhum momento, outra informação do secretário Jurandir Fernandes, que a linha de trem poderia chegar até o São João, onde poderia fazer ligação com o terminal de ônibus da região. Alckmin, durante a coletiva de imprensa, enfatizou que o expresso aeroporto terminará no aeroporto.

Governador garante corredor Cecap/Taboão até dezembro

O governador Geraldo Alckmin entregou, na manhã de ontem, o Terminal Metropolitano Cecap, localizado na confluência das avenidas Monteiro Lobato e Tancredo Neves, que irá operar com nove linhas metropolitanas, 21 municipais e que atenderá diretamente 35 mil usuários por dia do município e da região norte de São Paulo. Na ocasião, o governador garantiu também que a ligação entre os terminais Cecap e Taboão ficará pronto até o fim do ano. "Até dezembro o corredor entre o Terminal do Cecap e o Terminal Taboão deverá estar entregue", disse.

Sobre o Terminal Cecap, que começa operar nesta terça-feira, custou R$ 6,6 milhões e os passageiros contarão com integração física entre as linhas intermunicipais e municipais e um bicicletário com 130 vagas. "O terminal do Cecap suprirá importante demanda de transporte público sobre pneus na ligação entre a capital e o segundo município mais populoso do Estado", comentou o governador.

Guarulhos/São Paulo: O governador confirmou também que a assinatura do contrato para o término do corredor, que ligará o Taboão ao Tucuruvi, será em feito nos próximos dias. "Havia uma questão judicial que estava atrapalhando o andamento das obras, mas agora foi resolvido e vamos assinar o contrato nos próximos dias", falou Alckimin sobre o corredor que, quando completo, terá 32,3km de extensão.

Setor de oncologia do HGG começa a operar em quatro meses

Durante a entrega do Terminal do Cecap, na manhã de ontem, o governador Geraldo Alckimin disse que o Hospital Geral de Guarulhos (HGG) deverá começar tratar pacientes com câncer no primeiro mês de 2013. "O Hospital do Câncer irá conduzir o setor de oncologia do HGG e, em 4 meses, já teremos quimioterapia e a radiologia em funcionamento", declarou o governador.

Posso ajudar?