Cidades

EMTU promete entregar Terminal Vila Galvão na primeira quinzena de outubro

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) confirmou que o Terminal Vila Galvão, que faz parte do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo, deve ser entregue na primeira quinzena do mês de outubro. A empresa também revelou que este trecho passa por revisões de projeto para adequação viária no município.
 
De acordo com a EMTU, 60% das obras do Terminal Vila Galvão, que englobam benfeitorias como pavimento, cobertura e edificação, estão concluídas. No entanto, a estatal informa que houve a necessidade de revisar o projeto neste trecho para atender solicitação do Governo Municipal para construção de dois reservatórios de contenção de águas pluviais na rua Maria e rua Sete de Setembro.
 
Para a continuidade das obras do terminal foram realizados novos trabalhos de prospecção arqueológica (inspeção e resgate) da antiga Cerâmica Paulista existente no local. Atualmente, estudos estão em desenvolvimento no sentido de preservar e valorizar parte da memória da antiga Cerâmica, região que contribuiu para o progresso da cidade.
 
A previsão é de que o Terminal Vila Galvão seja entregue na primeira quinzena de outubro deste ano. A EMTU já está mantendo reuniões com a Prefeitura e com o Consórcio Internorte, operador das linhas metropolitanas na região, a fim de discutir a operação do terminal e a necessidade de mobilização de frota com tecnologia de porta à esquerda para a circulação no canteiro central do futuro corredor.
 
No entanto, a EMTU não informou o valor custeado para readequar o projeto do Terminal Vila Galvão, tampouco o seu custo final. A empresa apenas informou que o investimento total para viabilizar o Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo é de quase R$ 80 milhões.