Cidades

Saae faz ação educativa sobre economia de água junto a alunos da rede municipal

As 137 Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) têm um instrumento a mais para conscientizar seus alunos quanto ao uso racional da água: a brincadeira educativa Água, o desafio, que foi produzida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município. Considerando Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e Educação de Jovens e Adultos (EJA), cerca de cem mil alunos da Rede Municipal de Ensino receberam o material lúdico-pedagógico em agosto.
 
A iniciativa integra as ações desenvolvidas pelo Saae de Guarulhos em defesa do uso consciente da água, tendo em vista a atual crise hídrica que afeta toda região metropolitana de São Paulo. A proposta é que os alunos sejam agentes multiplicadores. Além da brincadeira educativa, que desafia o participante a vencer todas as etapas para mostrar que é um defensor das águas, o material traz informações sobre a água do planeta disponível para consumo e dicas para economizar.
 
A vice-diretora da EPG “Siqueira Bueno”, localizada no Jardim Vila Galvão, Suzani Maria Colombo Diotti José, diz que a iniciativa auxilia o professor por ser uma ferramenta de complementação do trabalho realizado em sala de aula.  “A gente já vinha trabalhando o tema racionamento de água, que é grave, e com esse material a aquisição do conhecimento é mais rápida”, explica. “Eles já têm consciência do problema, e ficaram ainda mais conscientes”, emenda a professora Valdirene de Almeida Santos, que tem 42 anos de idade e 17 de magistério. Ela conta que a partir da brincadeira educativa foi possível criar situações-problema, trabalhando com os alunos leitura e matemática.
 
O que as crianças dizem sobre o material lúdico-pedagógico Água, o desafio
 
 “Foi muito legal e divertido. Eu aprendi várias coisas como: não pode demorar muito no banho; tem de ensaboar a louça, primeiro, para depois lavar; e não pode limpar calçada com mangueira.” (Maria Luiza, 8 anos, é aluna do 2º ano do Ensino Fundamental 1)
 “Achei muito legal. Ajuda a pessoa a entender que tem de economizar, senão a água do mundo vai acabar.” (João Pedro, 9 anos, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental 1)
 
Outras ações em defesa da água
Para incentivar o uso consciente da água, o Saae de Guarulhos oferece descontos na conta para quem diminui o consumo. Além do incentivo econômico, desde o início de fevereiro a autarquia municipal faz ampla campanha, que inclui comunicação via carro de som, cartazes, telemarketing e informes publicitários em emissoras de rádio e jornais impressos. Paralelamente, mantém campanha permanente por meio de folhetos que estão à disposição nas unidades do Fácil–Central de Atendimento ao Cidadão e trabalha o tema junto à população por meio do Departamento de Relações Comunitárias e da Assessoria de Educação Ambiental, que desde 2001 desenvolve o Programa de Educação Ambiental “Guarulhos: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida”.
 
Esse programa tem por objetivo promover a sensibilização e conscientização de professores, alunos e comunidade sobre as questões socioambientais locais, com referência nos recursos hídricos, e colaborar para a formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de contribuir para a melhoria do ambiente. Desde 2001, o programa já envolveu 228 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, com a participação de cerca de 237.000 pessoas, entre alunos e comunidade, além de empresas e escolas não participantes diretamente, mas atendidas por meio de palestras e roteiros ambientais.
 
Alternativas para ampliar a oferta de água também estão sendo estudadas pelo Saae de Guarulhos, que já oferece água de reúso. O Decreto Municipal nº 31.973, que dispõe sobre “Fixação das tarifas cobradas pela prestação dos serviços de fornecimento de água de reúso do Saae de Guarulhos”, foi publicado no Diário Oficial do Município, em 1º de julho, e está disponível em: http://www.guarulhos.sp.gov.br/uploads/pdf/362979899.pdf.
 

Posso ajudar?