Nesta terça-feira (16), o Aprendiz Legal, uma parceria da Fundação Roberto Marinho com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), forma 700 jovens em Guarulhos, São Paulo. A cerimônia será realizada no Teatro Adamastor, às 19h.
Atualmente, mais de 2 mil jovens participam do Aprendiz Legal na região de Guarulhos e, desde o início do programa em 2003, mais de 8 mil foram beneficiados na cidade. No estado de São Paulo, o programa conta com 10 mil empresas parceiras e já formou 80 mil jovens em cursos com maior demanda no mercado de trabalho: Arco Ocupacional Administrativo; Arco Ocupacional em Práticas Bancárias (Adolescente e Jovem); Arco Ocupacional em Telemática; Arco Ocupacional em Turismo e Hospitalidade; Auxiliar de Alimentação: preparo e serviços; Auxiliar de Produção Industrial; Comércio e Varejo; Conservação, Limpeza e Sustentabilidade Ambiental; Gestão Publica; Logística e Telesserviços.
Dener Alberto Candido Ferreira, de 18 anos, é aprendiz de uma fabricante automotiva. De acordo com ele, a experiência está sendo um grande aprendizado. “O Aprendiz Legal me permite sonhar. Atualmente, planejo coisas para meu futuro, como ter minha casa, construir minha família e ingressar na faculdade”, conta. Denner está se preparando para a prova do Enem e já indicou o programa para suas irmãs mais novas.
O Aprendiz Legal oferece aos jovens com idade entre 14 e 24 anos a oportunidade de ter acesso a uma formação profissional e cidadã por meio da união de teoria e prática, pelo período de até dois anos. Os jovens participantes ingressam no mercado de trabalho, adquirem experiência prática nas empresas e frequentam curso teórico, oferecido no CIEE, com metodologia desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho. O programa auxilia as empresas, principalmente as de médio e grande porte, a cumprir a cota de contratação de aprendizes, exigida pela Lei 10.097, de 2000. Segundo a legislação, a contratação de aprendizes deve corresponder a uma cota de 5% a 15% do quadro de funcionários qualificados.
Presente em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, o Aprendiz Legal conta com a adesão de mais de 14 mil empresas em todo o país. Para este ano, estão previstas 19 formações continuadas de educadores, à distância e presenciais, com o objetivo de apresentar a metodologia do programa, além de 12 formaturas em todo o Brasil.
SERVIÇO
31ª Formatura do programa Aprendiz Legal.
16 de setembro (terça-feira), às 19h
Teatro Adamastor.