Cidades

Segundo maior orquidário de SP é inaugurado no Bosque Maia

O Orquidário Municipal de Guarulhos, considerado o segundo maior do Estado de São Paulo, foi inaugurado na manhã desta quinta feira pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Rodrigues Zanetta. 
 
Mesmo com alguns espaços ainda em obras, o orquidário foi aberto para a visitação da população, que poderá encontrar 200 espécies de orquídeas, aproximadamente 3.000 plantas expostas, em sua maioria originárias da Serra da Cantareira. Muitas foram resgatadas durante as obras do trecho norte do Rodoanel. “É uma obra importante para uma metrópole como São Paulo, mas teria um impacto muito grande em algumas vegetações importantes para a região, uma delas eram as orquídeas. Então, o Rodoanel  acabou impulsionando o nascer de tudo isso aqui”, explicou Almeida.  
 
Segundo o biólogo da Prefeitura, Luciano Ramos Zandoná, o Orquidário foi dividido em quatro partes. Nos arcos da entrada encontram-se coleções de espécies nativas. Na tenda doada pela Secretaria de Educação, há um espaço de convivência onde haverá cursos, palestras e exposições. Há também um telhado verde, feito com plantas onde o visitante pode sentir as diferentes temperaturas entre uma cobertura normal e uma coberta com vegetação, além de um laboratório de estudos e pesquisas, que ainda não está concluído. Luciano explicou que, por atrasos na obra, não foi possível entrega-lo junto com a inauguração, mas que dentro de um mês ele estará devidamente instalado.
 
Os visitantes são convidados a entender o universo da flora, já que a intenção do projeto é sensibilizar e conscientizar para que a preservação seja feita no dia a dia. Outro objetivo é a Micropropagação – através de uma planta, produzir outras – que possibiltará ter mais orquídeas que serão replantadas na Serra da Cantareira, no próprio Bosque Maia e usadas para mercados e incentivo de pequenos produtores que poderão comercializar de maneira legal as espécies.
 
Quanto ao custo da obra, Almeida explicou que a Prefeitura realizou tudo com mão de obra própria. "Tudo que está aqui foi reaproveitado de construções, aqui tem pedaços de coisas como da antiga construção onde hoje é o CEU do Jardim Cumbica, tudo é feito com material reaproveitado.”
 
Serviço
Aberto de terça-feira a domingo
Das 8h às 17h
Bosque Maia
Avenida Papa João XXIII, 219 – Anexo ao Centro de Educação Ambiental (CEA) Virgínia Ranali.
 

Posso ajudar?