Os alunos da EE Roberta Maria Lopes Chaves, no Jardim Betel, receberão na próxima quarta-feira (25) instruções sobre saúde e bem-estar como garantia de qualidade de vida para eles, suas famílias e a comunidade onde vivem. Trata-se da Feira da Saúde, organizada por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulista, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e o Fundo Social de Solidariedade.
O evento, que será realizado das 8h às 11h e das 13h15 às 15h45, consiste na apresentação simultânea de nove painéis de 15 minutos, nas salas de aula da unidade de ensino, para grupos de 30 estudantes. Cada grupo será conduzido para as classes onde estarão acontecendo as exposições de saúde por professores e colaboradores da escola, até que todas sejam visitadas.
Com as exposições, os organizadores, inclusive profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) do Parque Continental e da UBS Paulista, pretendem levar aos estudantes o conceito de saúde preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidades.
“Investir em qualidade de vida é buscar condições de lazer e viver em harmonia com o meio ambiente. Esses fatores devem fazer parte do cotidiano das pessoas”, destaca Elisabete Reis Marques, gerente da UBS Paulista, que coordena o evento. “A proposta é fazer com que cada aluno seja um agente propagador deste conceito de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na sociedade”, completa.
Programa
Profissionais do Centro de Educação Ambiental Parque City Las Vegas, da Secretaria do Meio Ambiente, mostrarão dois painéis: “Exposição da água”, com dicas de como evitar o desperdício no uso doméstico, e “Exposição do Lixo”, um filme mostrando os malefícios que o lixo não tratado causa ao planeta.
A Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade enfocará o Projeto Alimentação com Casca e Tudo – Alimentação Alternativa, contrapondo quesitos da alimentação saudável e da industrializada. Em outra sala, será apresentado o painel “Circuito Sensorial”, com a equipe técnica do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), do Parque Continental, quando os alunos participarão da experiência sensorial dos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, tato e audição.
A quinta apresentação, também com profissionais do NASF-Continental, abordará o tema “Bullying- Eu digo Não”. Os alunos aprenderão como identificar e como procurar ajuda. Ainda com a equipe do NASF haverá a performance: “É o Bicho” – Terapia assistida por animais. Na oportunidade, os estudantes conhecerão um cão terapeuta e receberão orientações sobre posse responsável.
Os profissionais da UBS Paulista apresentarão três painéis: um sobre cuidados com os dentes e os perigos do piercing, com a cirurgiã dentista Cleusa Leal Baldin; cuidados com o corpo (higiene, tatuagem), com a enfermeira Líliam Cristiane Oliva; e cuidados com remédios, alusiva à automedicação, estocagem e descarte de medicamentos, com a farmacêutica Érica da Silva Magno.