Foram aprovadas por unanimidade nesta terça-feira, 30 de setembro, em assembleia que ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) as alterações no Estatuto Social da entidade. As mudanças, que foram apresentadas pelo conselheiro Hugo Mesquita, tiveram como alicerce quatro pilares: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.
De acordo com Mesquita, as alterações foram norteadas pelo conceito da Governança Corporativa, sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas ao envolvendo e relacionamento entre os conselhos, a equipe executiva e os demais órgãos de controle. “A instituição evoluiu e se fazia necessárias às mudanças se adequassem o estatuto”, disse.
A principal alteração está no processo eleitoral da Associação Comercial. A partir de agora, o empresário associado que desejar se candidatar a presidência da entidade precisará ter, no mínimo, cinco anos como filiado. A exigência de 200 fichas de apoio previstas no estatuto anterior foi derrubada.
Outra importante alteração foi realizada na organização das chapas dos candidatos, especialmente na composição do Conselho Deliberativo que, obrigatoriamente, deverá ser composto por 2/3 de membros indicados pela chapa e 1/3 para candidaturas individuais. Caberá ao conselho elaborar o regulamento das eleições da entidade, bem como a nomeação do presidente da comissão eleitoral.
Foi alterada também a data da posse das futuras diretorias executivas, que passarão a obedecer ao calendário civil, ocorrendo em 1º de janeiro. O mandato continuará sendo de dois anos, com possibilidade de reeleição por mais um mandato.
“Ocorreram mudanças que modernizaram o estatuto tornando-o mais transparente e, principalmente, aproximando-o da realidade da entidade”, disse o presidente do Conselho Deliberativo, Donizete de Araújo Branco.
Após o registro em cartório, o novo texto do Estatuto Social será disponibilizado aos associados por meio do site da entidade: www.aceguarulhos.com.br .
Mandato – Além do Estatuto Social, a assembleia aprovou, por unanimidade, o dispositivo transitório que permite a prorrogação do mandato da atual diretoria executiva da ACE-Guarulhos, que tem como presidente o empresário Jorge Taiar.
Com a aprovação, Taiar e seus diretores ficaram à frente da entidade até o dia 31 de dezembro de 2015.
A proposta de prorrogação, de acordo com o conselheiro Hugo Mesquita, tem por objetivo principal a adequação do atual mandato ao novo Estatuto Social, que prevê que o mandato da diretoria executiva deve obedecer ao calendário do ano civil, com inicio em 1º de janeiro e término em 31 de dezembro.