Cidades

Greve dos bancários prejudica atendimento em Guarulhos

Diversas agências bancárias da região central de Guarulhos permaneceram fechadas nesta terça-feira, primeiro dia da greve dos bancários. A categoria pede um reajuste salarial de 12,5%, piso salarial de R$ 2.979,25, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, fim de metas que são consideradas por eles abusivas e igualdade de oportunidade.
 
Com as agências fechadas, milhares de pessoas encontraram dificuldades para utilizar os serviços bancários em Guarulhos. Nos espaços reservados aos caixas eletrônicos, muitas pessoas se aglomeravam nas filas.  
 
Em uma agência do banco Itaú no Centro de Guarulhos, o cliente não dispunha nem dos serviços de saque no caixa eletrônico. Elaine Gomes, 37 anos, não sabia o que fazer. “Vim fazer um saque, tenho compras a fazer e cadê o banco aberto? Este saque era para pagar conta em outro banco, mas que também está fechado no momento”. Segundo ela informou ao GuarulhosWeb,  não havia previsão para retorno do serviço naquele local. 
 
Vera Lucia Marinho, 41 anos, tentava pagar uma conta em uma agência do Bradesco, mas alguns caixas eletrônicos estavam fora de operação.  “Eu não estou nem entendendo o que está acontecendo. E não sei o que vou fazer agora se não conseguir pagar está conta hoje”.
Procurado pelo GuarulhosWeb, o Sindicato dos Bancários de Guarulhos não se manifestou até o momento. No ano passado a greve durou 20 dias.
 
O Sindicato dos Bancários participou de uma rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu  7% no reajuste salarial e 7,25% no piso salarial, além de outras propostas que não agradaram a categoria que optou pela greve por tempo indeterminado.
 

Posso ajudar?