Em 2014, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria do Trabalho, formou 2,2 mil alunos nos cursos de capacitação profissional do CTMO – Programa de Qualificação Social e Profissional. Na última quinta-feira (18), com a presença do prefeito Sebastião Almeida, foi realizada a última solenidade de formatura deste ano, para cerca de 750 alunos, no Centro Municipal de Educação Adamastor/Centro.
O prefeito destacou a importância da qualificação profissional no atual mercado de trabalho. Segundo ele, hoje, as melhores oportunidades de emprego são oferecidas para aqueles que possuem não apenas uma única habilidade específica.
“Neste sentido, a Prefeitura tem investido para aumentar a especialização dos trabalhadores. Estamos também atentos à nova realidade do mundo de trabalho, com o advento do empreendedorismo. Atualmente, Guarulhos conta com mais de 80 mil empreendedores individuais e estamos oferecendo todo o suporte para que esse número continue crescendo”, salientou.
Suporte
O secretário do Trabalho, Rabih Khalil, afirmou que a valorização dos salários é principal discussão hoje no Brasil. Assunto este que, a seu ver, passa pela capacitação profissional dos trabalhadores. “O mundo todo está assombrado com o fantasma do desemprego. Nos Estados Unidos e na Europa, o emprego está escasso. Na China, o crescimento tem sido menor. Mas, no Brasil, o emprego é pleno e as pessoas estão mais empenhadas em melhorar seus ganhos”, garantiu.
Inscrições
Os cursos oferecidos atualmente pelo CTMO são os seguintes: auxiliar administrativo; auxiliar de recursos humanos; corte e costura básico; cabeleireiro; controle de medidas; eletricista instalador; estética e imagem pessoal; informática avançada; leitura e interpretação de comandos e projetos elétricos; leitura e interpretação de desenho técnico mecânico; depilação; e manicure e pedicure.
As inscrições para uma nova turma de alunos começarão a partir de 27 de janeiro de 2015. O início das aulas está previsto para o dia 2 de fevereiro. Para se inscrever é necessário que o candidato tenha no mínimo 16 anos, resida em Guarulhos e apresente os seguintes documentos no ato da inscrição: cédula de identidade, CPF, PIS, carteira de trabalho e comprovante de endereço com CEP.