Promessa do governador Geraldo Alckmin (PSDB), em abril do último ano, para 2018, a tão sonhada chegada do Metrô à Guarulhos, por meio da extensão da linha 2-Verde, à cidade, deve ser protelada pelo Governo do Estado para 2020. O contrato para implantação de outras 13 estações no trecho que compreende o percurso daquela linha foi assinado no ano passado. O valor do acordo entre as partes é de aproximadamente R$ 7 milhões.
Para concluir este projeto está previsto à aquisição de 35 novos trens. A linha 2-Verde irá ganhar cerca de 15 quilômetros em sua extensão. Além das 14 estações em operações (Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã, Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes, Chácara Klabin, Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas, Sumaré e Vila Madalena), a linha ganhará outras 13 (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande (Guarulhos) e Dutra (Guarulhos)).
No entanto, a reportagem do GuarulhosWeb apurou que pelo alto volume de desapropriações que são necessárias no trecho que envolve a linha, o projeto inicial previsto para 2018 será protelado por mais dois anos, embora o Metrô negue que exista atraso ou qualquer modificação nas operações propostas para viabilizar a sua extensão.
O Metrô informou que as obras civis para a ampliação da Linha 2-Verde (de Vila Prudente à Dutra) ainda nem tiveram início, portanto, um empreendimento desta grandiosidade – com 15,5 km e 13 estações, ao custo de 6,7 bilhões de reais somente para as obras civis – não se faz em dois ou três anos, pois exige investimentos vultosos e tempo considerável de execução.
A empresa ainda ressalta que é impossível prometer a conclusão da linha para esta data (2016 e 2018), já que as obras foram licitadas e contratadas em 2014, devendo ter início no segundo semestre de 2015. Atualmente, o prolongamento da linha está na fase de desapropriações e elaboração do projeto executivo. Não há qualquer alteração de cronograma original, muito menos atrasos de obras que não começaram.