O vereador e presidente do Sincoverg (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá), Maurício Brinquinho (PT), classificou a negociação com empresários do transporte público em Guarulhos como histórica. Ele anunciou em assembleia, na última sexta-feira, 29, o reajuste salarial de 10%. Este índice foi superior ao da Capital em 1%. Um dia antes, ele conclamava a categoria à paralisação, já que o índice oferecido inicialmente era de 8%.
"O trabalhador não tem dívida nenhuma com a empresa. Muito pelo contrário. É a empresa que tem uma dívida com o trabalhador. A paralisação foi histórica (referindo-se ao movimento na manhã de sexta-feira, que teve a duração de três horas), até porque é a primeira vez que todas as empresas da cidade pararam. Inclusive essa assembleia, que teve 1000 trabalhadores na rua foi histórica. Não tivemos que buscar ninguém e esse é um parâmetro para o próximo ano. Acho que os empresários vão ficar mais atentos", disse Brinquinho.
De acordo com sindicalista, a paralisação na manhã da última sexta-feira, 29, que teve como objetivo maior o protesto contra o Projeto de Lei n.º 4330, que prevê a terceirização do trabalho, influenciou diretamente no resultado obtido. Além do percentual acima da inflação acumulada de 8,36% nos últimos 12 meses, a categoria foi contemplada com R$ 1.000,00 de Participação nos Lucros Reais da empresa e um vale alimentação diário no valor de R$ 19,00.
"Foi uma pressão muito forte, isso porque a gente passou madrugadas discutindo com os trabalhadores, e a conquista passou, principalmente pela paralisação em relação ao PL 4330. E nós também já aproveitamos para discutirmos a postura dos empresários, que estão reclamando que o número de passageiro está caindo", explicou.
Segundo informações preliminares do próprio Sincoverg, são transportados diariamente cerce de 600 mil passageiros. Para atender esta demanda o setor de transporte público em conjunto com a Prefeitura disponibiliza cerca de 1.000 veículos, que são operados por 6.800 colaboradores. Eles também informaram que os gestores do sistema reclamam do atraso no repasse do subsídio da Prefeitura às empresas.
"A gente não tem esses dados, mas a informação é de que são transportados mais de 600 mil passageiros por dia. Eles também reclamam do problema de subsídio que está atrasado, mas a gente só vê investimento, principalmente na compra dos ônibus articulados, que não são baratos. Mas esquecem de investir no seu maior patrimônio, que são os trabalhadores", encerrou.
Acompanhe na tabela como ficam os salários e os benefícios: