As vendas do comércio para o Dia dos Namorados no Brasil recuaram 0,5% em 2015 em comparação com o ano anterior. É o que apontam os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados nesta segunda-feira, 15/06. É a primeira queda nesta data comemorativa desde 2009. Em 2014, as vendas superaram em 0,8% o desempenho verificado no mesmo período de 2013.
Em faturamento, o recuo representa uma perda de R$ 5,2 bilhões em relação a 2014, de acordo com levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Para o vice-presidente de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Jacques Miranda, o recuo pode ter sido ainda maior. “Sabe-se que as consultas ao SCPC se referem a compras ao prazo. Considerando o baixo movimento constatado no comércio em Guarulhos, o recuo foi maior”, afirma.
O cálculo do volume de vendas para o Dia dos Namorados de 2015 é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este Dia dos Namorados foram consideradas as consultas realizadas no período de 1º a 12 de junho de 2015, comparadas às consultas realizadas no mesmo intervalo de tempo de 2014.