O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, realizou nesta terça-feira, 20 de outubro, uma vistoria técnica nas obras do trecho Norte do Rodoanel. O empreendimento está com o cronograma em dia, com 45,9% de execução. Durante a vistoria, o governador sobrevoou o empreendimento e visitou o Lote 2 para conferir as intervenções em andamento para a escavação do Túnel 202, que terá 740 metros de extensão na pista externa e 700 metros na pista interna. Também foi vistoriado a execução de um viaduto com 571 metros de extensão, que está em fase de conclusão.
“É uma obra estratégica para São Paulo porque tira o tráfego de passagem das marginais, reduz o custo Brasil, diminui o tempo de transporte e melhora a logística. A qualidade do ar também melhora, com a redução da poluição emitida por caminhões. Após concluído, o Rodoanel vai retirar 18 mil caminhões por dia das vias que atravessam São Paulo”, afirma o governador Alckmin sobre a maior obra de autoestrada metropolitana da América Latina.
Ao todo, serão construídos 7 túneis duplos, que somam 6,1 quilômetros em cada sentido, e 114 pontes/viadutos, totalizando 12,68 quilômetros. A rodovia será concluída e liberada ao tráfego em junho de 2017. “Terminando o Rodoanel Norte teremos 176 quilômetros de anel viário metropolitano, interligando o maior porto e o maior aeroporto do país a 10 rodovias: Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares, Regis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias”, explicou Alckmin.
O empreendimento recebe aporte de R$ 5,0 bilhões do Governo do Estado de São Paulo. O investimento total é de R$ 6,95 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões do Tesouro Paulista, R$ 2,1 bilhões de financiamento do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento e R$ 2,05 bilhões de convênio com o Governo Federal.
“É uma obra importante também porque gera muito emprego. Trabalham diretamente no Rodoanel Norte 4.770 pessoas. Para cada emprego direto, são criados outros três indiretos, como na fabricação de concreto, ferro, máquinas. É uma obra que gera mais de 16 mil empregos”, disse o governador.
O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Começa na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O Rodoanel é uma rodovia "Classe Zero" (de alto padrão técnico e controle total de acesso) que circunda toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O trecho Norte, em especial, terá maior influência sobre Santana do Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo.
Com sua construção, o tráfego de passagem, sobretudo de caminhões, será distribuído e realocado no entorno da RMSP, melhorando o fluxo nas marginais e consequentemente o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se que o Rodoanel Norte irá retirar 18,3 mil caminhões por dia da Marginal Tietê.