A partir da zero hora desta quarta-feira, 2 de dezembro, o Aeroporto Internacional de Guarulhos inicia mudanças que visam facilitar a orientação dos passageiros. O GuarulhosWeb foi conhecer de perto as mudanças em evento voltado à imprensa nesta segunda-feira.
A principal mudança acontece na numeração e cores dos terminais. O atual Terminal 4, o primeiro a ser avistado pelo passageiro no percurso para o Aeroporto, passar a ser Terminal 1 – azul. Já os terminais 1 e 2 serão unificados e passam a ser o Terminal 2 – laranja. O Terminal 3 – magenta – mantém a numeração.
As áreas de check-in também recebem uma nova nomenclatura. O check-in “A” está localizado no Terminal 1, check-in “B”, “C”, “D” e “E” no Terminal 2 e os check-in “F”, “G” e “H” no Terminal 3.
Para evitar transtornos aos passageiros a sinalização dentro do aeroporto e da rodovia Helio Smidit, que dá acesso ao complexo aeroportuário, serão alteradas.
Com a modernização, o acesso de embarque para passageiros de voos domésticos ficará centralizada em um mesmo local. Após a apresentação do cartão de embarque, o passageiro encontra uma estrutura nova, com serviços, lojas e restaurantes e pode aguardar o voo em um lounge com vista para a pista. O projeto inclui também os voos internacionais, que passam a acessar a área a partir de maio de 2016.
A nova área foi construída em 23 mil metros quadros, onde antes havia uma área ociosa. Com o projeto setores como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque serão expandidos. Além disso, na primeira fase do projeto o número de lojas sobe de 24 para 32.
As mudanças começaram em 2012, e aconteceram simultaneamente com a rotina normal do aeroporto. “Mesmo com a obra conseguimos impactar positivamente nossos passageiros, mostrando o que teria por trás dos tapumes. Com isso conseguimos nos manter nas pesquisas de satisfação”, explicou Marcus Santarém, diretor do Gru Airport.
O investimento na nova estrutura apresentada pelo grupo foi de R$ 200 milhões e aproximadamente R$ 100 milhões de obras complementares que impactaram na modernização de lojas e serviços, entre eles a modernização dos sistemas de TI.
Com a melhoria o Aeroporto Internacional de São Paulo aumenta sua capacidade de passageiros em 6 milhões e pode atender por ano 48 milhões de pessoas.