Cidades

Colégio Eniac prepara aluno para lidar melhor com as questões financeiras

Sempre atento em transformar a escola em mais um espaço para educar para a vida, o Colégio Eniac desenvolveu com alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I o projeto Educação Financeira, com objetivo de abordar assuntos relacionados ao desperdício, economia, poupança e consumismo.  O projeto teve início no terceiro trimestre deste ano e conta com a integração das disciplinas de Matemática, Artes e Informática.
 
Segundo Ros marie Martiniak Closs, coordenadora Pedagógica do Colégio Eniac, na fase inicial do projeto, os alunos tiveram aulas de educação financeira, onde, por meio de rodas de conversa, pesquisas, leituras e atividades práticas refletiram sobre o consumo. “Tudo isso visando a estimular os alunos a confrontar a situação econômica, considerando as diferenças sociais e econômicas; a conhecerem melhor a economia doméstica; a poupança e investimento, aprendendo desde cedo a cuidar do dinheiro e a necessidade de pesquisar por melhores preços e condições de pagamento”, explica a coordenadora.
 
Na segunda fase, os alunos ganharam um cofrinho, que ficou em casa, e nele o aluno foi desafiado a colocar periodicamente suas economias. “Todo o dinheiro arrecadado será revertido em gesto de solidariedade para um orfanato”, informa Ros marie.
 
Os alunos também montaram uma planilha, onde controlarão seus gastos semanais, aprendendo, com isso, a cuidar e controlar as entradas e saídas e também a tomarem consciência da forma como gastam o dinheiro. “Assim, aprenderão a avaliar o que são necessidades e desejos, pois o que deverá ser depositado no cofrinho, necessariamente precisará ser fruto de suas economias. Que no final servirão para ajudar a suprir as necessidades de pessoas carentes”, completa a professora.
 
Em paralelo, foi feito em sala de aula um levantamento dos ganhos (salários ou outras fontes de renda) e gastos mensais (plano de saúde, condomínio, prestação do carro e outros) de uma família hipotética durante o mês. “Isto mostra para eles que o dinheiro precisa ser valorizado e que alguns gastos podem ser cortados ou reduzidos”, explica Priscila Ribeiro, professora de Matemática do Colégio Eniac e também uma das idealizadoras do projeto.
 
Na terceira fase, no final do ano, os alunos farão um levantamento de valores junto com a professora dos seguintes itens: comida para uma ceia de Natal, produtos de higiene pessoal, roupas simples e brinquedos simples. “Com isso, analisaremos o que será possível fazer com o valor arrecadado, sempre levando em consideração as informações trazidas pelos alunos. E também conhecerão a necessidade de crianças carentes assistidas em uma creche da periferia de Guarulhos e juntos decidirão o que comprarão com o dinheiro arrecadado para poderem doar”, informa a professora Priscila Ribeiro. “Será uma oportunidade para praticar o desapego e de refletir sobre o consumo consciente”, acrescenta.
 
Para finalizar o projeto, as crianças farão uma visita à instituição e entregarão o que foi comprado com o dinheiro arrecadado. “Com isso, mostraremos em ações e não somente na teoria, a importância da organização financeira e do amor ao próximo”, diz Ros marie Martiniak Closs. “Os alunos estão tendo um ótimo envolvimento e compartilhando nas redes sociais. O plano é dar continuidade ao projeto para o próximo ano e ampliar para outras séries também”, completa.

Posso ajudar?