A Escola Estadual Vereador Elísio de Oliveira Neves é a única escola de Guarulhos que continua ocupada por alunos e professores. A escola – localizada ao lado da Diretoria de Ensino Norte, foi a última a ser ocupada na cidade. .
Os alunos ocuparam a escola no dia 3 de dezembro, protestando contra a reorganização de salas proposta pelo Governo do Estado. Após a suspensão do projeto, cinco das seis escolas ocupadas foram liberadas pelos alunos e seguem com suas aulas normais.
Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), os alunos ocupantes da Elísio de Oliveira Neves têm realizado assembleias diárias que envolvem as demandas internas da unidade.
“Fomos a Diretoria de Ensino Sul nesta segunda-feira (14) para levar demandas levantadas pelas escolas, principalmente no que respeito ao combate ao autoritarismo nas escolas, garantia da gestão democrática; problemas de infraestrutura nos prédios; reposição dos dias referentes a ocupação, entre outras questões” explicou Osani Martiniano, diretora regional da Apeoesp.
Segundo os movimentos, ainda não há previsão para que a escola seja desocupada.
A Secretaria de Educação do Estado confirmou ao GuarulhosWeb que alguns alunos podem ser prejudicados com a falta do diploma do Ensino Médio, já que escolas que aderiram aos movimentos de ocupação podem estender o plano de aulas entre os meses de janeiro e fevereiro, período em que alguns alunos teriam que realizar as matriculas para o ensino superior em instituições públicas e particulares.