Cidades

Cidade Soberana foi o bairro onde mais choveu em Guarulhos

Guarulhos é atingida por chuvas de forte a moderada intensidade desde a noite de quinta-feira (10), o que colocou a cidade em estado de alerta de nível muito alto para inundações e deslizamentos. O acumulado da precipitação nas últimas 24 horas chegou a 163,4 milímetros na região mais afetada do município, a Cidade Soberana.
 
Desde o início do temporal, a Defesa Civil da cidade já recebeu mais de 150 chamados relacionados a enchentes, riscos de deslizamento e quedas de árvores. Equipes do órgão trabalham com mais de 80 profissionais para atender aos moradores em todos os bairros. Além deles, estão em campo vários técnicos e funcionários de outras secretarias, aumentando o efetivo para cerca de 120.
 
Até o início da tarde desta sexta-feira, entre as 26 ocorrências atendidas relacionadas a deslizamentos, haviam sido confirmados 15 casos, nos bairros Cidade Soberana, Vila Rica, Jardim Bonança, Soberana, Cumbica, Cocaia, entre outros. Em todos eles não há registro de desaparecidos, feridos ou óbitos, nem pela Defesa Civil nem pelo Corpo de Bombeiros.
 
A estimativa é de que a chuva deva atingir entre 2.000 a 3.000 famílias. O atendimento emergencial às pessoas afetadas pela chuva está sendo realizado, inicialmente, com a retirada dos moradores dos locais onde há risco iminente à vida. A Defesa Civil presta auxílio, também, fornecendo materiais de higiene pessoal e para limpeza das residências, doação de colchões, cobertores, roupas e cestas básicas. No caso de remoção, as famílias são levadas para casas de parentes e amigos.
 
O índice de chuvas registrado nos pluviômetros do município está bem acima da previsão estimada pelos serviços de meteorologia para quinta e sexta-feira, quando era esperada precipitação em torno entre 20 e 25 milímetros.
 
O Cenad (Centro Nacional de Desastres) e o Ministério da Integração Nacional estão em contato direto com a Defesa Civil de Guarulhos para acompanhar e monitorar a situação do município.
 
A Defesa Civil alerta a população a procurar locais seguros quando perceber qualquer tipo de risco, assim como evitar passar por regiões alagadas, seja com veículos ou a pé. É preciso ressaltar que é preciso evitar construir às margens de córregos e rios e encostas, pois esses locais, em períodos chuvosos, são propensos a desastres devido à saturação do solo, ocasionando risco iminente de deslizamentos e, consequentemente, perda de vidas.
 
Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199 ou pelo número 2461-9286.
 
 
 
Índice de chuvas registrado nos pluviômetros da cidade (*)
Soberana – 163,4 mm
Recreio São Jorge – 105 mm
Vl. Nova Bonsucesso – 102 mm
Aracília – 96,4 mm
Cumbica – 88,8 mm
Itapegica – 75 mm
Centro – 83 mm
 
(*) nas últimas 24 horas

Posso ajudar?