Cidades

Falta de água devido à rodízio atrapalha limpeza de bairros atingidos por enchentes

Após as enchentes que atingiram diversos bairros entre os dias 10 e 11 de março, os moradores tentam recuperar seus pertences e realizar a limpeza pesada para retirar todo o lixo e o barro que se acumularam dentro de suas residências. O trabalho, para muitos, começou na sexta-feira (11) e continua em diversos bairros. Porém, durante o final de semana, muitos moradores reclamaram do rodízio de água que atrapalhou a ação.
 
O GuarulhosWeb recebeu reclamações de diversos bairros, entre eles: Jardim Aeroporto, Planalto, Jardim Presidente Dutra, Jardim das Nações e Cidade Seródio. Segundo moradores, a falta de abastecimento de água teria comprometido ainda mais os móveis e objetos das casas, que precisavam ser limpos e higienizados. 
 
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) esclareceu que Guarulhos continua sendo abastecida por meio de rodízio, desde março de 2014 quando o sistema foi implantado. O motivo para a cidade permanecer em rodízio, apesar do fim da crise hídrica, seria o volume de água fornecido pela Sabesp, que seria inferior proporcionalmente em relação aos demais municípios da região metropolitana.
 
Com relação aos bairros citados, o Saae esclareceu que adotou medidas emergenciais. “No caso do bairro Jardim Planalto, o Saae abriu o abastecimento na tarde de sexta-feira, dia 11, apesar de ter sido dia de rodízio, e no sábado, dia 12, o bairro teve água até 22h. Na rua Maria Paula Mota, no Jardim Presidente Dutra, desde sexta-feira, dia 11, o Saae está complementando o abastecimento por meio de caminhão-pipa”.
 

Posso ajudar?