A obra do Trevo de Bonsucesso já deveria ter sido entregue, conforme promessas anteriores da administração, no máximo, no início de 2016. Mas somente neste 19 de abril, o prefeito Sebastião Almeida (PT) foi ao local – em clima de festa -, junto com seu secretariado e assessores para anunciar a desapropriação de uma área, que ainda atrapalhava os trabalhos no local, que continua sendo um dos piores gargalos, entre tantos, do trânsito de Guarulhos.
“Até agora tínhamos um problema, que era esse terreno da Adriática, mas resolvemos e isso nos permite implementar um novo ritmo às obras do Trevo de Bonsucesso”, disse Almeida. Ignorando o trânsito em todo o entorno, que piorou com a presença das autoridades, quase 300 pessoas acompanharam o anúncio do prefeito, seguido de uma explanação sobre a sequência dos trabalhos efetuados e o planejamento a ser seguido. Na área da Adriática, segundo o secretário Atílio André Pereira (Transportes e Trânsito), passará a extensão da avenida Juscelino Kubitschek.
Foram gastos cerca de R$ 300 mil para a fundação do pátio de vigas. Estão sendo confeccionadas oito vigas de 40 metros de extensão que serão utilizadas no trevo. A vantagem é que elas não envergam quando confeccionadas no próprio local da obra. Essa parte está do lado norte/Pimentas.
No lado sul/Bonsucesso, as máquinas trabalham na finalização das galerias, que serão divididas em duas partes: uma aterrada e outra que virará pista. Essa fase se inicia em alguns dias. As galerias são importantes porque ligam toda a água pluvial e, se não for bem feita, pode comprometer tanto a pavimentação quanto a fluidez do trevo, principalmente nas épocas de chuva.
A partir de agora, ocorrerão são obras mais visíveis do trevo, que acontecem em sua externa, ao contrário do que foi feito até o momento, quando os trabalhos se concentravam embaixo da terra, com os túneis e galerias.
A equipe de engenharia prepara um novo desvio, já que será tirado pavimento de uma parte para reforço de solo e início das obras do primeiro viaduto de acesso São Paulo/Rio. Do lado norte terá o segundo viaduto como via de acesso para acabar com o trânsito intenso que existe hoje no local.
Posteriormente, na fase final da obra, haverá uma via no centro, na área da Adriática, e que passará debaixo do viaduto, saindo direto na Juscelino Kubitschek. Nas outras partes serão as alças de acesso dos viadutos de quem entra e sai do Trevo de Bonsucesso.