A AGENDE realizou na Câmara Municipal de Guarulhos, dia 4 de maio, às 19 horas, o lançamento da 19ª edição da Revista Análise Guarulhos com o tema Futuro: Conhecendo e Projetando Guarulhos. O evento contou com a participação de associados e diretores da AGENDE, empresários, representantes e lideranças do poder público, de entidades de classe, da academia e da imprensa.
O mestre de cerimônia Gilberto Silva inicialmente fez a leitura do Manifesto em Apoio às atividades da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos (AGENDE) para que as lideranças pudessem voluntariamente subscrever o documento para que as atividades que a Entidade exerce no município como Projetos de Inovação, Informações Qualificadas, Capacitação Técnica, Discussões sobre o Desenvolvimento Econômico e de Gestão Urbana não parem de ser executadas dada a vital importância ao desenvolvimento da Cidade. A adesão foi unânime do público e contou com 62 assinaturas.
O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, lembrou, no tocante à capacitação profissional, o fato de que a AGENDE executava o Programa de Oportunidade ao Jovem (POJ) e de que, na última formatura, cerca de 430 jovens receberam o certificado de conclusão de curso no teatro Adamastor. Na ocasião, a empresa ATENTO contratou diretamente esses jovens ao término do evento. A média de jovens que se formava por ano era de 1.400 jovens, que desfrutavam da oportunidade de se capacitarem e conseguirem um emprego assim que concluíssem o curso. Esse e outros programas de educação e capacitação foram cancelados pela Prefeitura de Guarulhos, demandante, por questões governamentais e devido à crise econômica nacional.
Aarão Ruben destacou a importância das publicações da Revista Análise Guarulhos, por ser ela fundamental para transformar dados em informações para que os empresários, o poder público, acadêmicos e diversas lideranças da sociedade possam se embasar para tomar decisões de investimentos em prol do desenvolvimento econômico e social da Cidade. “Dados existem muitos na internet, agora, transformar esses dados em informação qualificada é que é difícil. Nosso trabalho auxilia os políticos, investidores, acadêmicos entre outras lideranças a olharem para Guarulhos e terem o retrato dela para saber onde precisa de mais recurso ou onde é mais estratégico aplicar algum tipo de investimento. Nosso trabalho é isento de interesses pessoais, de especulação imobiliária, especulação financeira, esse dados são extraídos do IBGE, Ministério do Trabalho entre outras fontes confiáveis para contribuir com informações qualificadas nas decisões das lideranças da Cidade”, explicou Aarão Ruben.
O Deputado Estadual Jorge Wilson prestigiou o evento e ao ter a oportunidade de falar lamentou a saída e fechamento de tantas indústrias da Cidade, uma delas, a Random, que, na visão do Deputado, saiu sem o diálogo necessário para que continuasse no município. O Deputado Estadual destacou que é importante que o poder público estabeleça um diálogo suprapartidário com a iniciativa privada, pensando acima de tudo no crescimento e desenvolvimento de Guarulhos. “O poder público, quando gera credibilidade, a própria iniciativa privada o apoia, ajudando a Cidade a crescer”, ponderou o Deputado a respeito da necessidade de o poder público oferecer a contraprestação à iniciativa privada, através do diálogo e de infraestrutura necessárias para as atividades econômicas.
Enalteceu o trabalho da AGENDE e da 19ª edição da Revista, que retrata a Cidade e traz o debate de cidades inteligentes, cidades do futuro e recomendou a leitura aos candidatos à eleição para o poder legislativo e executivo deste ano na Cidade para estarem atentos às demandas sociais. “É muito importante que todos os pré-candidatos, tanto a prefeito quanto a vereadores, leiam e estudem a revista para propor ações para melhorar o munícipio e retomar a sua economia, não perdendo empresa, mas ganhando empresas. Esse é um momento de reflexão e de união em prol do desenvolvimento da Cidade”, finalizou o Deputado Estadual Jorge Wilson.
O Dr. Devanildo Damião, Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE, fez a explicação da revista, cujos objetivos da 19ª edição são: a) apresentar informações qualificadas sobre os dados econômicos e demográficos do Município de Guarulhos; b) descrever os Distritos do Município ressaltando suas características e potencialidades; e c) apresentar as experiências de sucesso para tornar Guarulhos uma Cidade Inteligente.
No estudo, são apresentadas as potencialidades e as principais oportunidades que ainda não foram plenamente exploradas na economia de Guarulhos. Por exemplo, a cultuada vocação logística, fruto de sua privilegiada localização que precisa ser incrementada com novos equipamentos ferroviários e metroviários. Além disso, é importante disseminar as tecnologias da Informação e Comunicação para facilitar o dia a dia dos guarulhenses. Também é destacado o importante papel na economia do Aeroporto Internacional GRU Airport, principalmente no segmento químico-farmacêutico, por trazer vantagens na logística da indústria de medicamentos biofármacos.
A revista apresenta um artigo, de sua autoria, baseado nas cidades inteligentes, que pode ser utilizado como base, um caminho a ser perseguido e de forma compulsória e que deve ser plenamente articulado com os projetos estratégicos e estruturantes da Cidade como o Aeroporto, o Parque Tecnológico e a Incubadora Tecnológica.
Por fim, a revista conta com a Análise de Mestre de um ativista do desenvolvimento urbano de Guarulhos, Engenheiro Flavio Naressi, o qual, com o pragmatismo próprio dos engenheiros, traz contribuições para o futuro da Cidade e fortalece as demandas para conseguir uma logística moderna, mobilidade urbana harmônica e incremento tecnológico para o bem estar social.
Flavio Naressi se disse preocupado com os desempregados da área de metalurgia, pois a Cidade está perdendo suas características industriais e se destacando mais em serviços, principalmente o de logística, onde esses profissionais da indústria podem ter dificuldade de conseguirem reinserção no mercado de trabalho por este demandar novas competências.
Naressi agradeceu a oportunidade de ter cedido uma entrevista para articular sua visão de mundo e seus pensamentos e conhecimentos na Revista Análise Guarulhos. “A Revista traz uma coisa que a gente não vê todos os dias e que é difícil conseguir, a gente imagina o trabalho que deu para desenvolvê-la e que agora vai servir de referência de fonte para consulta de estudantes, políticos, engenheiros e empreendedores que queiram investir na Cidade”, disse, enaltecendo a qualidade do trabalho da publicação da AGENDE.
Na sequência, a Presidente da ASEC, Loredana Piovesan, destacou a importância da AGENDE para Guarulhos e disse que quando se fala em futuro, pode-se destacar a própria AGENDE, pois esta Entidade representa a concretização do sonho das pessoas que têm boas ideias. “Na AGENDE tem muitas pessoas que estão envolvidas em suas atividades, muitas associações que querem ver um futuro melhor para a população e para sua Cidade”, elogiou Loredana.
A Presidente da ASEC também protestou a ausência dos Vereadores da Cidade que não participaram do evento, mesmo esse sendo de suma importância para propor melhorias para a Guarulhos e ainda mais sendo realizado na própria casa dos legisladores da Cidade.
A 19ª Edição da Revista Análise Guarulhos com o tema Futuro: Conhecendo e Projetando Guarulhos pode servir de instrumento para: a) contribuir com a visão moderna de gestão municipal baseada no planejamento urbano; b) ajudar na tomada de decisões de empresários e investidores; e c) orientar os trabalhos de sindicatos e da sociedade civil em geral, por conter elementos técnicos, dados e análises que permitem maior compreensão da realidade local.