As baixas temperaturas que atingiram Guarulhos nos últimos dias têm feito com que muitas pessoas em situação de rua procurem abrigos na cidade. Para a Operação Inverno o albergue masculino teve um aumento de 130 para 250 leitos. Apesar das vagas muitas pessoas ainda se recusam a aceitar ajuda, por não concordarem com algumas regras.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, o município de Guarulhos, é referência em serviço de acolhimento à população de rua. As rodovias que passam pela cidade costumam trazer viajantes que procuram os abrigos para pernoitar ou passar alguns dias, o que torna a demanda sempre alta.
Agentes percorrem as ruas da cidade durante toda a madrugada realizando o acolhimento de pessoas em situação de rua, porém muitos não aceitam as normas de comportamento como, por exemplo, não consumir bebidas alcoólicas e drogas. Em outros casos famílias não querem se separar, já que os abrigos são distantes e divididos por sexo. Os animais de estimação também são empecilhos, já que não podem ser levados até para o abrigo.
A pasta esclareceu ao portal que há um canil em construção no albergue masculino, porém a prioridade agora é a operação inverno.
A população pode colaborar com os albergues doando roupas masculinas e femininas, incluindo meias e peças íntimas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e muletas. Caso encontre uma pessoa que esteja passando frio e precise de resgate informando a localização da pessoa em situação de rua, através do telefone 2087-7417 ou do e-mail: [email protected].
Serviços de acolhimento em Guarulhos
Albergue (Serviço de Acolhimento Masculino)
Rua Harry Simonsen, 283 – Centro
Casa de Passagem Feminina (Serviço de Acolhimento Feminino)
Rua Itapicuru, 146 – Jardim Presidente Dutra