Cidades

Curso de Medicina de Guarulhos emperra e não tem data para sair do papel

Apesar de quase 1 ano da definição sobre a implantação do curso de medicina, Guarulhos terá de aguardar a decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), que julga ação promovida por uma universidade do estado da Bahia apontando possíveis irregularidades no processo de avaliação, para as 100 vagas que o  curso deveria oferecer A ampliação dos cursos de medicina no País foi uma iniciativa do Programa Mais Médicos e bastante festejada pelo Governo Federal, ao longo da campanha de 2014.
 
Em julho do ano passado, o ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, na companhia do ex-ministro da Educação, Renato Janine, anunciaram as entidades educacionais aptas a receberem as quase mil vagas do curso de medicina ofertadas pelo programa federal. Ao todo seriam disponibilizadas quase três mil vagas distribuídas em 36 municípios, que comportem mais de 500 mil habitantes. A fatia guarulhense corresponderia a 4,4%.
 
Entretanto, apesar da formalização sobre os vencedores do processo de escolha, as cidades contempladas seguem aguardando a decisão do TCU sobre o questionamento de uma universidade da Bahia, que não teve seu nome revelado, para que possa absorver a disciplina e disponibilizá-la nas universidades ganhadoras. Assim como em outras cidades da Grande São Paulo, o Centro Universitário Nove de Julho, a Uninove, seria a encarregada por implantar o curso na cidade.
 
O Ministério da Educação informou que a divulgação dos resultados do Edital nº 6/2014, relativo à chamada pública para o recebimento de proposta e seleção de mantenedoras de instituições de educação superior, visando à instalação de cursos de Medicina em municípios selecionados, permanece suspenso por força de decisão cautelar proferida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por ora, o MEC aguarda a decisão do TCU sobre o assunto.
 
O edital também prevê que a entidade educacional vencedora para disponibilizar a referida especialidade tem como obrigação executar a mesma dentro do município que detém as vagas. No processo de avaliação, a Uninove indicou o campus de ensino a distância (EAD) localizado na avenida Timóteo Penteado. O GuarulhosWeb entrou em contato com a entidade, por meio, de sua assessoria de imprensa, porém, não obteve resposta até a conclusão desta matéria.
 

Posso ajudar?