Um grupo de agentes escolares contratados pelo Instituto Civitas se concentra em frente à Secretaria Municipal de Finanças na avenida Salgado Filho para protestar contra os constantes atrasos nos pagamentos da Prefeitura de Guarulhos à organização. Segundo informam, neste mês de julho os funcionários não receberam salários, pagamento de férias e de outros benefícios, já que a Prefeitura não está honrando os contratos mantidos pelo Civitas.
Durante o protesto, os agentes – na maioria mulheres – chegaram a fechar uma das pistas da avenida Salgado Filho, no sentido do bairro. Algumas pessoas chegaram a passar mal e precisaram se sentar no chão, na calçada. Depois de sair da Secretaria de Finanças, os agentes seguiram em caminhada em direção à praça Getúlio Vargas.
Em junho, os salários só foram regularizados após os agentes irem para as ruas protestar contra a Prefeitura, quando a administração providenciou o pagamento de uma parte dos atrasados. Neste mês, no entanto, sem um novo repasse, os funcionários voltaram a ficar sem pagamentos.
Os problemas se arrastam desde o ano passado, quando a Prefeitura deixou de pagar ao Civitas, acumulando uma dívida próxima aos R$ 10 milhões. A administração do instituto conseguiu, durante vários meses, honrar o pagamento dos funcionários, mas devido ao crescimento da dívidas, desde junho não pode mais honrar com os compromissos firmados.
“Infelizmente nos pagaram apenas uma nota fiscal de um projeto menor, e com isso não se paga toda a folha de pagamento salarial. E este pagamento só foi realizado hoje”, disse o presidente do Instituto Civitas, Ronaldo Araújo.