Cidades

Segundo TV, Guarulhos tem 12 mil postes de luz desligados

Conforme dezenas de publicações do GuarulhosWeb no último ano, a grande mídia começou a produzir reportagens sobre os problemas de iluminação pública em Guarulhos. Depois que o jornal Folha de S.Paulo tratou do tema nesta quarta-feira, foi a vez da TV Globo mostrar a realidade das ruas da cidade em reportagem exibida no SPTV da noite desta quarta-feira.
 
Segundo a TV, Guarulhos tem 12 mil postes de luz desligados desde março, quando o contrato da Prefeitura da cidade com a empresa responsável pela iluminação pública terminou e não foi renovado. Mesmo sem luz, entretanto, os moradores da cidade seguem pagando uma taxa referente à iluminação.
 
Após o término do contrato, uma licitação chegou a ser aberta pela Prefeitura para a contratação de uma nova empresa, mas, após o término do processo, uma ação movida na Justiça pela segunda colocada provocou mais um atraso na definição.
 
Enquanto isso, moradores seguem pagando a Cosip, taxa que vem embutida na conta de luz, cujo valor varia com o consumo de energia. Para residências, ele pode chegar a custar mais de R$ 20 por mês. Já na indústria, o teto do tributo sobe para quase R$ 50 mensais.
 
Ao SPTV, a Prefeitura de Guarulhos informou que, mesmo que algumas ruas estejam sem luz, o pagamento da taxa é obrigatório porque serve para custear o serviço em toda a cidade, não apenas nas ruas que abrigam os postes desligados.

Posso ajudar?