O prefeito Sebastião Almeida (PT) terminará sua gestão à frente da Prefeitura de Guarulhos, após oito anos, sem concluir uma de suas principais promessas. Na manhã desta quinta-feira (13), sem avisar a imprensa, el realizou vistoria técnica nas obras do Trevo de Bonsucesso, acompanhado pelo secretário Atílio André Pereira (Transportes e Trânsito) e pelo chefe de Gabinete Hélio Arantes. No final, admitiu que "há grandes chances de entregar 70% das obras até dezembro". O prazo inicial para a conclusão era o final do ano passado com 100% do trabalho realizado.
Segundo a assessoria de Almeida, ele teve uma breve reunião com os engenheiros responsáveis pela obra para saber da situação atual do empreendimento para, depois, andar por todo o local e saber diretamente sobre as etapas, os avanços, as dificuldades e as perspectivas para entregas à população. “O mais importante a partir de agora é que a população sinta as melhorias ainda este ano”, explicou o prefeito.
Segundo Almeida, a expectativa é que até 70% das obras sejam entregues até dezembro: “Boa parte das obras deve ser entregue até o final deste ano, o que significa que elas estão dentro do cronograma. O Trevo de Bonsucesso é das obras mais importantes do nosso mandato. Nós sempre dissemos isso, porque não é só o gargalo no trânsito, mas representa o desenvolvimento de toda uma região, podendo trazer mais indústrias e melhorar a vida de muita gente”, disse ele. No entanto, o cronograma inicial apontava a entrega até o final de 2015.
Almeida continuou explicando o que deve ser entregue até o final do ano: “Até o final da nossa gestão, devemos entregar à população a alça da via Dutra para acessar Bonsucesso direto no sentido Rio de Janeiro por uma marginal norte; a alça de quem vem do Pimentas para acessar a Dutra sentido São Paulo; alça de quem vem de Bonsucesso para acessar a Dutra sentido Rio de Janeiro; e a marginal Sul da Dutra entre km 209,0 e 209,7”.
Neste mês, a pista marginal Norte da Dutra, que permitirá o acesso por alça diretamente para Bonsucesso já está programada e deve entregue, o que vai aliviar o trânsito proporcionando maior fluidez. Também está programada a entrega do primeiro viaduto nesta marginal, cujas obras estão bem adiantadas e que aumentará a capacidade do trevo, favorecendo o acesso de veículos sentido Bonsucesso e Dutra/Rio de Janeiro.
O viaduto terá 74 metros de comprimento por 14,4 de largura e contará com três faixas de rolamento para veículos e barreiras de segurança de concreto, além de passeio para pedestres com guarda-corpo.