O Programa Municipal de Fomento ao Teatro e a Cultura, aprovado por lei em 2009, não contemplou os quatro grupos de Guarulhos, selecionados para receber o incentivo este ano. Em nota de esclarecimento encaminhada para os responsáveis, a Secretaria Municipal de Cultura alega crise financeira.
Segundo os grupos informaram ao GuarulhosWeb, após a seleção e a divulgação, que aconteceu em maio, a prefeitura não se posicionou sobre uma data em que o pagamento seria realizado. Até esta quarta-feira (16), os responsáveis já haviam encaminharam os documentos necessários para o recebimento, porém permanecem sem uma posição.
Ainda segundo a nota, a pasta teria realizado reuniões junto aos órgãos responsáveis que não teriam apresentado qualquer solução para o problema.
A Secretaria de Cultura respondeu ao GuarulhosWeb que o valor orçamentário destinado a financiar os projetos aprovados pelo programa Fomento ao Teatro e à Dança se encontra contingenciado (impedido de uso). Os valores destinado aos projetos estavam programados para serem repassados entre os meses de junho e julho de 2016. Para o ano de 2016, o valor orçamentário destinado ao financiamento de quatro projetos é na ordem de R$ 240.000,00
O Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos foi instituído pela Lei nº 6.628/2009, tendo sua primeira edição realizada no ano de 2014-2015 e 2016. Na primeira edição 2014-2015, foram beneficiados cinco projetos.
A crise financeira prejudicará também a principal atração natalina da cidade. A Comissão de Decoração Natalina da prefeitura informou ao GuarulhosWeb na sexta-feira passada que,“em razão do atual cenário econômico, não haverá a tradicional decoração de natal da cidade”.