Na madrugada desta quinta-feira (17), um grupo que se diz de alunos contra a PEC 241 (Proposta de Emenda Constitucional) teria tentado ocupar o prédio da Escola Estadual Érico Veríssimo, na Vila Entres. A ocupação chegou a ser divulgada pela página do Facebook “Ocupa Unifesp”, onde há informações sobre locais ocupados, como o prédio da instituição, nos Pimentas, há duas semanas.
No entanto, segundo um aluno, a baixa adesão de manifestantes prejudicou a ocupação que teria sido interrompida por policiais. Caso a ocupação acontecesse a escola seria o terceiro prédio publico ocupado na cidade desde o inicio dos protestos realizados por movimentos estudantis contra a PEC. O primeiro local foi a Câmara de Vereadores, onde os estudantes permaneceram por 11 dias e liberaram o espaço após a ameaça de uma reintegração de posse. O campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo foi ocupado há duas semanas e prejudica as aulas dos cursos de graduação da unidade.
Nesta manhã o grupo publicou uma foto com estudantes mascarados e faixas alertando sobre a ocupação da escola e pedindo ajuda para que o protesto continue. “Toda ajuda, auxílio e cuidado é bem-vindo. Precisa-se de alimentação, produtos de higiene, de limpeza e luta. Artistas, militares, ativistas, cidadãos, pais, mães, famílias, professores, alunos, todos! Vem somar na ocupação” diz a publicação.
Segundo o GuarulhosWeb apurou, a escola não teve suas atividades interrompidas e as aulas estão acontecendo normalmente. Apesar da tentativa frustrada, os estudantes afirmam que podem invadir aquela escola ou em outras da cidade.