Cidades

Criada em 2006, banda da GCM de Guarulhos deixa de existir

Criada no começo de 2006, para apresentações de temas militares, a banda da Guarda Civil Municipal (GCM) nasceu da persistência de 12 guardas, músicos nas horas vagas. Os primeiros acordes eram de instrumentos próprios e os ensaios ocupavam uma sala improvisada no complexo do ginásio poliesportivo Fioravante Iervolino, onde a GCM tinha uma base. No entanto, as apresentações da Banda foram extintas nesta sexta-feira, 03.
 
Dos hinos Nacional e de Guarulhos – com regência dos maestros Samuel de Santana, da GCM, e João Batista, do Tiro de Guerra – até sucessos populares, inclusive com a participação de um vocalista, a corporação musical passou por diferentes etapas. Chegaram novos instrumentos, houve mudanças entre os músicos e a regência até a chegada de Marcelo Mendonça, do Conservatório Musical de Guarulhos, que implantou um novo estilo nas apresentações.
 
Já na Base da Vila Tijuco, o grupo construiu uma sala com tratamento acústico para aperfeiçoamento profissional de seus integrantes. Os ensaios ganharam frequência e o repertório evoluiu. Hoje as apresentações vão do estilo Big Band ao popular, nacional e internacional. Com coordenação do GCM Camargo, a corporação participa da maioria dos eventos do cerimonial da Prefeitura. São cerca de 20 apresentações por mês.
 
A Banda da GCM era composta pelos músicos:
Inspetor Regional Márcio Neves de Lima – Comandante Banda GCM e Vocal
GCM 1ª Classe Welington Almeida – Subcomandante Banda GCM e Trombone
GCM 1ª Classe Gilberto – Violão e Pratos
GCM 2ª Classe Oséias – Coordenador Musical, Regente e Sax Alto
GCM 2ª Classe Samuel – Trompete e Regente
GCM 2ª Classe Nelson – Trombone
GCM 2ª Classe B. Carvalho – Guitarra e Bumbo
GCM 3ª Classe Braz – Trompete – Regente 
GCM 3ª Classe Kleber Costa – Bateria, Percussão e Caixa
GCM 3ª Classe Barbosa – Sax Tenor
GCM 3ª Classe Valdir – Sax Alto
GCM 3ª Classe Valtemir – Trombone e Bombardino
GCM 3ª Classe Nathalia Cavalcante – Sax Alto e Vocal
GCM 3ª Classe Araujo – Clarinete e Contrabaixo
GCM 3ª Classe Manoel – Clarinete e Teclado
GCM 3ª Classe José Carlos – Trompete
GCM 3ª Classe Laurineta – Vocal e Pratos
GCM 3ª Classe Paulo Rogério – Sax Alto
GCM 3 ª Classe Queiroz – Sax Alto
GCM 1ª Classe Emerson – Coordenador Operacional Banda
GCM 1ª Classe Marques – Chefe Sentinela Diurno
GCM 1ª Classe Sobral – Chefe Sentinela Noturno
GCM 2ª Classe Cassas – Sentinela Noturno
GCM 2ª Classe Scapin – Sentinela Noturno
GCM 2ª Classe Pepi – Sentinela Noturno
GCM 2ª Classe Edvaldo – Sentinela Diurno
GCM 2ª Classe Alaecio – Sentinela Diurno
GCM 3ª Classe Carlos Alberto – Sentinela Diurno e Manutenção
GCM 2ª Classe Novaks – Apresentador
 
No repertório, além de temas militares e cívicos, o grupo apresenta clássicos como Aquarela do Brasil, Garota de Ipanema, Samba de Verão, Trem das Onze e O Guarani, músicas de Tim Maia, Jorge Benjor, Sandra de Sá e Jorge Vercílio, além de sucessos internacionais de Duke Ellington e da orquestra de Glenn Muller, entre outros.
 
Nesta sexta-feira, 03, integrantes da Banda fizeram um comunicado em sua página na rede social oficializando o encerramento das atividades do conjunto musical. “A partir desta data fica extinta a Banda da GCM de Guarulhos. Gostaríamos de deixar um forte abraço a todos os fãs, que aqui nos apoiaram e também aqueles que mesmo contra comentaram. Foi um enorme prazer trabalhar com todos os componentes e trabalhar para a comunidade. Sei que deixaremos saudades. Mas o que fica é o sentimento de trabalho muito bem feito”.
 
Segundo o GuaruhosWeb apurou, a decisão de encerrar a Banda tem como objetivo utilizar o pessoal em atividades de rua, como forma de aumentar a segurança da população. 

Posso ajudar?