Cidades

Jovem passa por três unidades de saúde até conseguir atendimento após torcer o pé

Uma moradora do bairro Cabuçu passou por horas de desespero após torcer o pé no domingo (5). A jovem de 26 anos contou que procurou por atendimento em três unidades de saúde e foi encaminhada para outros locais sem passar por triagem. O GuarulhosWeb entrou em contato com as unidades e constatou a falta de médicos especializados em ortopedia.  

A jovem torceu o pé por volta das 20h de domingo no bairro Cabuçu. Com a ajuda de amigos foi encaminhada pra o P.A. Paraíso, onde foi informada que o local não oferecia profissionais especializados neste tipo de atendimento. Em seguida foi levada até o Hospital Geral de Guarulhos, de responsabilidade do Governo do Estado, onde – sem passar por triagem – recebeu a orientação na recepção para se dirigir até o Hospital Municipal de Urgência (HMU), no Bom Clima, onde foi informada que estaria faltando profissionais.  

Desesperada e já sem condições de se locomover para outros lugares em busca de atendimento, familiares passaram a ligar nas unidades de saúde à procura de ortopedistas. A família tentou a Policlínica Paraventi, UPA São João, onde o atendente explicou que apenas um clínico atendia seis pacientes a cada uma hora, e para o Hospital Pimentas Bonsucesso.

 

Por telefone uma atendente do P.A. Maria Dirce explicou que os casos atendidos pela unidade seriam de emergência, ou seja, a paciente precisava procurar por atendimento no HMU. Após saber que a jovem já havia procurado por atendimento no local, a atendente pediu para que comparecesse até lá para ser atendida. Somente por volta da 1h30 da madrugada desta segunda-feira, a paciente foi liberada. 

O Hospital Geral de Guarulhos declarou que a informação não procede de forma alguma, alegando que no último domingo (5) a equipe de traumatologia (ortopedistas) estava completa. Como a paciente afirmou que não passou por triagem, o hospital confirmou que a ficha da paciente em questão não foi encontrada.

A Secretaria Municipal de Saúde não se manifestou sobre o problema até esta publicação.  

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