O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Guarulhos promoveu o conserto de 16,4 mil vazamentos de água no primeiro semestre deste ano, o que representa uma média de 91,5 intervenções diárias. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a eficiência das equipes da autarquia aumentou em cerca de 13%. No mesmo período, houve 9,3 mil intervenções na rede coletora de esgoto. Ou seja, um total aproximado de 25 mil intervenções realizadas.
Parte da explicação para esses números está na diminuição do rodízio proporcionada pela nova administração do Saae, já que a cidade está recebendo, desde janeiro, mais água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O aumento do fluxo de água nas tubulações influencia na quantidade de vazamentos. Além disso, o antigo e então mais frequente abre-e-fecha das válvulas, que ocorreu durante anos, prejudicou a estrutura subterrânea que leva a água até os munícipes.
No que se refere à rede coletora de esgoto, as equipes do SAAE realizaram entre janeiro e junho de 2017 cerca de 9,3 mil intervenções, entre desobstruções e reparos na rede, média de quase 52 a cada dia. Isso representa quase 7% a mais do que no mesmo período de 2016.
O Saae Guarulhos salienta que a participação dos munícipes é de suma importância para que os vazamentos sejam consertados o mais rápido possível, já que não é possível às equipes descobrirem todos apenas circulando pela cidade ou até mesmo remotamente, pela central de controle.
Casos do tipo podem ser informados pelo telefone 0800-101042 (ligação gratuita) e pelo WhatsApp (11) 99983-4217, ou através do link “Fale com o Saae” no site www.saaeguarulhos.sp.gov.br.