Nesta sexta-feira (13), agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem participarão de uma capacitação pelo Projeto Vida no Trânsito, em duas turmas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo). A formação tem por objetivo ampliar o olhar desses profissionais sobre os riscos e vulnerabilidade do território com foco no trânsito, tornando-os agentes multiplicadores de Segurança Viária junto aos seus cadastrados.
A iniciativa é uma ação do Grupo de Segurança Viária, composto por representantes das secretarias municipais de Saúde e Transportes e Trânsito; Guarda Civil Municipal; Polícias Civil, Militar e Rodoviária; Corpo de Bombeiros, concessionárias que administram as rodovias e Universidade Guarulhos. A capacitação precederá o movimento mundial denominado Maio Amarelo, que chama a atenção da sociedade para a diminuição dos acidentes de trânsito.
A formação será ministrada pelo educador de Trânsito da STT, Roberto Pardinho; pelo enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Edilson Cavalcanti; e pela divisão técnica da Rede de Urgência, Heid Hungaro Noguti, da Secretaria de Saúde. Entre os temas abordados estão “Maio Amarelo – Nós somos o Trânsito”, “Cinemática do Trânsito”, que é o processo de análise e avaliação da cena do acidente, e “Panorama e Contextualização do Programa Vida no Trânsito”, respectivamente. Além disso, a Universidade Guarulhos proporcionará a vivência de um deficiente visual ao caminhar nas calçadas das grandes cidades, através da chamada Calçada Sensorial.