Bottas é o mais rápido e bate recorde da pista no 2º treino livre na Toscana

O finlandês Valtteri Bottas fechou as atividades de pista nesta sexta-feira como o mais rápido do dia após duas sessões de treinos livres para o GP da Toscana, a nona etapa da temporada de 2020 da Fórmula 1. De quebra, o piloto da Mercedes conseguiu quebrar o recorde do circuito de Mugello, que recebe a categoria pela primeira vez na história, com o tempo de 1min16s989 na melhor de suas 28 voltas.

Bottas superou Hamilton, hexacampeão mundial e líder do campeonato, em 0s207 (1min17s196). O terceiro colocado foi o holandês Max Verstappen, que ficou a 0s246 do líder com a Red Bull (1min17s235). Quem ficou em quarto foi o companheiro de Verstappen, o tailandês Alexander Albon, com 1min17s971.

Logo atrás dos dois carros da Mercedes e dos dois da Red Bull, fechando o Top 5, apareceu o australiano Daniel Ricciardo, que conseguiu o tempo de 1min18s039. Ele teve na sequência o seu companheiro de equipe, o francês Esteban Ocon, com 1min18s115.

A sétima posição ficou com Sergio Pérez, que deixará a Racing Point no final desta temporada para dar vaga ao alemão Sebastian Vettel, que faz o seu último ano na Ferrari e foi apenas o 12.º colocado. O mexicano ainda protagonizou um dos principais incidentes do segundo treino livre. No fim da sessão, quando deixava os boxes, atrapalhou o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo.

A oitava colocação ficou com o francês Pierre Gasly, vencedor do GP da Itália com a AlphaTauri. Raikkonen foi o nono, sendo o mais bem colocado com motores Ferrari. Piloto do time de Maranello, que comemora neste final de semana o seu 1.000º GP na história da Fórmula 1, o monegasco Charles Leclerc foi apenas o 10.º, após ser terceiro no primeiro treino livre.

Os pilotos voltarão a acelerar em Mugello neste sábado com o terceiro treino livre às 7 horas (de Brasília). A sessão de classificação começará às 10 horas. A largada para o GP da Toscana será às 10h10 do domingo.

Posso ajudar?